A missão empresarial rural contou com a indicação geográfica da região das Matas de Minas para trocar experiências na gestão da atividade cafeeira e conhecer as inovações na produção de cafés especiais.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Projeto Cafeicultura de Rondônia, sob a gestão do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, por meio do Convênio 120/PGE 2016, levou uma missão de 13 produtores para a região de Manhuaçu-Mg. A missão empresarial rural contou com a indicação geográfica da região das Matas de Minas para trocar experiências na gestão da atividade cafeeira e conhecer as inovações na produção de cafés especiais.
Os produtores e os representantes que compõem o comitê gestor do projeto: Seagri; Emater-RO; Embrapa; Câmara Setorial do Café; Ifro e Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia (LACOOP), estiveram em Manhuaçu, que é conhecida como cidade nacional do café, no período de 13 à 17 de agosto. Foram visitadas as propriedades da agricultura familiar que participam da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta, Coorpol, e também conheceram o Sítio Boa Vista, da família Dutra conhecido mundialmente como campeão do concurso Coffee Of The Year 2017 em Minas Gerais durante a semana Internacional do Café.
O analista do Sebrae em Rondônia Sebastião Oliveira, que coordenou a missão, destacou a importância das reuniões realizadas com a Emater de Minas Gerais e com o conselho das entidades do café que direcionam as políticas cafeeiras da Região, com apoio do Sebrae Minas Gerais. Sebastião disse ainda que o Projeto Cafeicultura de Rondônia que abrange sete municípios: Cacoal; Ministro Andreazza; Alvorada do Oeste; São Miguel do Guaporé; Alta Floresta do Oeste; Alto Alegre dos Parecis e Nova Brasilândia, atende diretamente 300 propriedades cafeeiras com foco em gestão, manejo e mercados.
O produtor Antônio Alves Sobrinho de Alvorada do Oeste ressaltou a importância dessa missão, ”porque em Rondônia temos clima, água e topografia e a região visitada é de montanhas, o que torna desafiante a produção de café”, bem como, também frisou, foi muito interessante ver de perto a resultante da sucessão familiar na atividade cafeeira. Para saber mais sobre gestão, sustentabilidade e atividades correlatas do Sebrae, acesse o site sebrae.ro, entre em contato com nossa Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800 ou pelo WhatsApp: (69) 98130-5656.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!