Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Fortalecer e apoiar projetos ligados ao meio ambiente, principalmente a reciclagem de resíduos sólidos, foi o tema abordado nesta terça-feira (20/05) na sede da Federação do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), com representantes de cooperativa e associações de catadores de materiais recicláveis.
O conselheiro José Ramalho Lima, que representa a Fecomércio/RO junto ao Conselho de Meio Ambiente da Confederação Nacional do Comércio - CNC, e a gerente Executiva da Federação, Cileide Macedo, receberam e conversaram com os representantes os pontos hoje tidos como fundamentais para a boa execução dos serviços de reciclagem. Da reunião participaram também técnicos do Serviço Social do Comércio-SESC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC.
José Ramalho afirmou que a Fecomércio tem tido uma preocupação constante com o meio ambiente e citou como exemplo o fato de que o Sesc já desenvolve coleta seletiva nas suas unidades, uma prática que está sendo direcionado para todo o Sistema (Sesc-Senac-IFPE). Ele citou ainda que as ações envolvendo o meio ambiente também se estendem a outros projetos, como por exemplo o reflorestamento do igarapé Garça que passa pela sede campestre do SENAC. “Nós temos consciência que o papel da entidade é o de apoiar, fazer com que as coisas aconteçam”, disse Ramalho.
A gerente Executiva da Fecomércio, Cileide Macedo, se surpreendeu com a informação de que “os catadores ganham o dia quando encontram o lixo separado, o que facilita muito a vida deles”. Ela frisou que o trabalho que fazem é de fundamental importância para o meio ambiente “e para todos nós”.
Macedo agradeceu a presença e a atenção dos representantes dos catadores e pessoas interessadas presentes, em especial aos senhores Toni dos Santos, Anacleto Wanderley de Andrade e Olavo Nienow. Ela destacou que embora meio ambiente e coleta seletiva sejam uma questão de cidadania, o presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, sempre tem defendido e manifestado apoio imediato e integral às ações com relação a essas questões.
PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS
Na ocasião o presidente da cooperativa Cata Norte, Toni Santos, afirmou que a participação da Federação do Comércio no trabalho de conscientização, especialmente junto as empresas, será fundamental para o aperfeiçoamento do serviço de coleta e reciclagem em Porto Velho e em todo o Estado, porque hoje a principal dificuldade é a sociedade de um modo geral ter consciência da separação do lixo.
A técnica do SENAC Cinara Bezerra fez uma apresentação do Projeto Ecos, que tem, entre seus objetivos, justamente a melhoria do aproveitamento de resíduos sólidos e foram exibidos vídeos de experiências vitoriosas de coleta seletiva. Entre as decisões provenientes da reunião se destacaram a ida até a Vila Princesa para um maior conhecimento das condições de trabalho e uma ação no sentido de buscar formas de consolidar e melhorar as condições dos catadores.
Ficou agendado uma nova reunião com outros segmentos visando integrar e acelerar as ações de coleta seletiva e de fortalecimento dos catadores em Porto Velho e outros municípios.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!