Saga dos Soldados da Borracha é apresentada no Sesc

sem embed

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Teatro 1 do Sesc Esplanada apresentou no último sábado 14, o espetáculo teatral “Boi de Piranha”, da recém criada companhia Boi de Piranha, em parceria com a Soufflé de Bodó. A peça iniciou às 20h00m, e foi apresentada com a presença de soldados da borracha de Rondônia, a entrada foi franca. O vice-presidente do sindicato dos soldados da borracha ( George Telles) levou para assistir o espetáculo os principais protagonistas da peça, no caso quatro soldados da borracha.

A peça abordou um contexto histórico e social baseado na migração dos mais de 60 mil nordestinos que deixaram suas terras e vieram para a Amazônia, trabalhar na extração do látex da seringueira para a produção de borracha, sendo assim reconhecidos como os “Soldados da Borracha”.

ANALOGIA

De acordo com o diretor do espetáculo, Francis Madson, a obra parte de um tema e uma analogia. “O tema perpassa dados históricos e afetos relacionados tanto à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré quanto à chamada Batalha da Borracha. Já a analogia acontece através da ideia do boi dentro da pecuária”.

O diretor da peça explica que, no meio rural, o “boi de piranha” é o animal escolhido, geralmente por ser o mais velho ou doente, para ser abatido e entregue às piranhas enquanto o restante do rebanho atravessa um rio ou lago infestado desses peixes carnívoros. Para Madson, o migrante nordestino assume essa figura sacrificial dentro do espetáculo.

“É um ser encantado de um lugar outro, no caso o Ceará, que é levado a atravessar todos esses lugares para construir uma ideia de progresso nessa cidade e, logo depois, é mobilizado para ajudar os Aliados na Segunda Guerra. O nordestino é o Super-Homem que cruza o País para sobreviver e para salvar”, finaliza.

HISTÓRIA

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 60 mil nordestinos foram alistados compulsoriamente em um esforço de guerra brasileiro que os levaria a trocar a árida geografia do sertão pelas terras alagadas da Amazônia. A missão dos “soldados da borracha”, como ficaram conhecidos, era extrair o látex da seringueira para a produção da goma elástica que abasteceria os países aliados. Para alguns recrutas, no entanto, essa seria uma viagem sem volta: com o fim do conflito, eles foram entregues à própria sorte em uma terra estranha, sem apoio e esquecidos pelo Estado Brasileiro. De todo contingente de trabalhadores recrutados mais da metade tombou em plena selva Amazônica dos anos 40, vitimados por doenças letais que impregnavam a região, pelos graves acidentes de trabalho, pelo ataque das feras da floresta, ou pela perseguição dos patrões seringalistas e outros.

Milhares de homens perderam suas vidas defendendo o Brasil e os interesses do Estado Brasileiro, passados mais de 69 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, de todo o contingente recrutado pelo presidente Getúlio Vargas, mais de 90% já não existe, os que estão vivos, ainda não foram indenizados pelo governo. No mês de maio de 2014, a presidenta Dilma Rousseff e sua base aliada, vetaram o direito elementar da equiparação salarial dos soldados da borracha no Congresso Nacional, e aprovaram o pagamento em parcela única de um benefício de  R$ 25.000,00. O governo nesse caso deu com uma mão e retirou com a outra, o que frustrou profundamente os soldados da borracha e seus familiares.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS