Reflexão oportuna

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Aproximam-se as festas de fim de ano. Carnaval e passagem de ano geralmente são períodos marcados pelo crescente índice de violência. Isso porque o clima de euforia conduz a certas práticas agressivas, sobretudo associadas ao aumento de consumo de bebidas alcoólicas. As festas nos salões e o frenético trânsito de veículos contribuem para aumentar o grau de risco a que estão sujeitas as pessoas, que parecem extravasar neste período as mágoas e os ressentimentos acumulados durante o ano.

 

Chama a atenção, ainda, à súbita alteração no comportamento de pessoas que, durante o ano inteiro, ignoram (ou fingem fazê-lo) as reais condições em que sobrevive a maioria de seus irmãos, e deixam-se seduzir pela mais desenfreada exploração, exatamente a que constrói uma sociedade marcada pelas desigualdades e a violência decorrente. Mas, há, também, os que aproveitam esse período para praticar a solidariedade, ausente por todas as demais semanas do ano.

 

Enquanto não nos convencermos de que nossa paz é função direta da satisfação das necessidades dos mais pobres; enquanto não nos considerarmos um pouco responsáveis pelo aparecimento cada vez mais crescente de novos contingentes de miserabilidades; enquanto, enfim, nos contentarmos em olhar para nossos próprios umbigos, dificilmente seremos dignos do respeito de nossos concidadãos.  

Direito ao esquecimento

MAIS COLUNAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site