Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
(*) Valdemir Caldas
A campanha eleitoral para o governo de Rondônia promete chumbo de grosso calibre. Conquanto ainda haja muita água para correr debaixo da ponte, até que se conheça o nome do cidadão que irá comandar os destinos do povo rondoniense, por um período de quatro anos, a briga está acirrada e promete rounds inesquecíveis.
Poucas vezes uma competição foi tão disputada e se ouviram tantos absurdos também. Há de tudo um pouco na briga pela principal cadeira do palácio Getúlio Vargas, desde a troca de impróprios entre aliados, passando pela grosseria pessoal à mentira soez.
Muita gente acha tudo isso natural, dizendo que faz parte do processo eleitoral. Certo? Errado! A população não quer saber de brigas pessoais ou partidárias. A ela interessa tão-somente conhecer os projetos e programas de governo de quem se considera apto a comandar os destinos de Rondônia.
Um parêntese, portanto, para o conflito entre membros da cúpula do MDB e o ex-governador Confúcio Moura. Acho que ele está certo. Se não lhe for dado uma vaga para o Senado, melhor mexer com boi e peixe do que sair para federal e arrastar um bando de incompetentes para a Câmara. A entrada de Confúcio, no páreo, sepultaria de uma vez por todas o continuísmo, que seria entregue de pés e mãos atados ao juiz Sérgio Moro. Não é á toa que querem tirar Confúcio do jogo.
Quem deve estar sorrindo, de orelha a orelha, com todo esse imbróglio, é o pré-candidato ao Senado Jesualdo Pires, que assiste tudo tranquilo. Longe do tiroteio partidário, o ex-prefeito de Ji-Paraná vai palmilhando numa campanha rumo ao Senado, com as bênçãos do senador e forte pré-candidato ao governo de Rondônia Acir Gurgacz.
Somente uma mudança radical de hábitos e de mentalidade politica será possível dar ao Estado de Rondônia uma nova indumentária ética e social, ajustada aos verdadeiros interesses da sua gente, sobretudo dos segmentos mais sofridos da população. Chega de disputas pessoais e intrigas partidárias, porque a maioria da sociedade está cansada de pão e circo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!