Sinecurismo às escâncaras - Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Corre nas redes sociais uma lista com mais de quatrocentos nomes de pessoas nomeadas para o exercício de cargos comissionados e funções de confiança nos mais diversos setores da prefeitura de Porto Velho. Algumas teriam sido indicadas por políticos, dirigentes partidários, autoridades públicas e até empresário. Outras, porém, chegaram aos postos por mérito pessoal.

Houve quem se surpreendesse com a quantidade de gente. Outros, contudo, nem tanto. Afinal de contas, o nepotismo constitui uma marca registrada da administração pública brasileira. Está, portanto, enfronhado na cultura nacional. Errou, pois, quem imaginava que agora as coisas seriam diferentes. Mudaram alguns personagens, mas o enredo é o mesmo.

O nepotismo, o sinecurismo, o afilhadismo e tantos outros ismos, são pragas que atingem não apenas a prefeitura da capital. Se voltarmos nossos olhos para outras latitudes, vamos encontrar focos resistentes em várias esferas de poder. Espantoso, contudo, seria comprovar o predomínio da meritocracia sobre esses e outros cancros que corroem as entranhas do serviço público.

Não sem motivo, o poder judiciário, acionando pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, mandou o dirigente municipal proceder a uma faxina geral nos quadros da prefeitura, o que é extremamente salutar. O Brasil caminha, não no ritmo desejado, para varrer o nepotismo da sua história e consolidar práticas mais modernas, ampliando, destarte, a noção de respeito às leis e às instituições.

Nesse processo, a democracia é fortalecida e a compreensão das cidadãs e dos cidadãos sobre ela se aprofundará. É preciso, no entanto, confirmar se a prefeitura seguiu à risca a decisão judicial, qual seja a exoneração de comissionados que não estejam exercendo cargos de direção, chefia e assessoramento.

Chegará o dia em que o maldito jeitinho será apenas uma amarga lembrança de uma etapa da nossa história e uma lição de um passado que precisa ser superado completamente. Assuntos como nepotismo, sinecurismo, clientelismo, apadrinhamento, afilhadismo, serão superados e a população poderá ampliar a sua confiança no poder público e nas suas instituições, cuja missão é zelar pelos seus interesses.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS