OPINIÃO DE PRIMEIRA – O governo ensinou a explorar e a lição foi aprendida – Por Sergio Pires

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os empresários têm razão nos protestos contra a sede insaciável do governo em tirar-lhes tudo o que pode, ao criar uma carga de tributos tão imensa que transforma a maioria dos empreendimentos apenas em negócios de risco. Tem que ter muita coragem, hoje, para ser empresário e empreendedor, neste país onde a União se transformou num sanguessuga, com uma fome sem limites, para tirar o que pode de quem produz. Até aí, as queixas são, sem sombra de dúvida, mais que justos. Mas...Quando é a vez do empresariado mostrar que está ao lado da população, que é solidário a ela; que todos têm que se unir para não permitir que esse absurdo da economia centralizada e devoradora do crescimento prossiga, aí não, aí é cada um por si. Usando contra o consumidor a mesma ganância que o governo usa contra quem produz, muitos empresários só pensam no seu bolso. Há setores, como no de revendedores de combustíveis, em que esse egoísmo é exacerbado. Além do cartel que criam país afora, também aproveitam qualquer oportunidade para explorar o consumidor. Como estão fazendo agora, em todo o país (em todas as cidades de Rondônia e em Porto Velho especialmente), aumentando o preço do litro do álcool, só porque o governo autorizou reajuste para gasolina e óleo diesel. Ora, não há qualquer explicação para o aumento do álcool. A não ser a ganância absurda!

Não será possível combater as mazelas, os erros, os absurdos dos governo, seja esse atual, seja o próximo, sem que empresariado e população estejam juntas na luta. Enquanto o consumidor é explorado pelas empresas e o governo explora os dois, ficaremos eternamente nessa roda viva em que não sairemos do buraco. Ludibriar o cliente, arrancar dele todo o dinheiro possível é fazer com o povo o mesmo que faz o governo: apenas explorar e explorar...

AUMENTO ABSURDO

O absurdo chegou a tal ponto, na maioria dos postos da Capital, que um consumidor andou pela cidade para checar o reajuste não autorizado do preço do litro do álcool. Encontrou uma média de 14 centavos a mais, embora na média nacional, os "exploradores" do consumidor tenham reajustado o álcool na faixa dos 10%. Mas como por aqui tudo pode e ninguém fiscaliza, na média cresceu de 2 reais e 45 centavos para 2 reais e 59 centavos. Se fosse num país sério....

PAGOU TUDO

A Santo Antônio Energia deu mais uma demonstração de competência e seriedade. Pagou, nesta semana, todos os 202 milhões de reais que tinha como débito na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Em nota, o presidente Luiz Pereira de Araújo Filho, a Santo Antonio confirmou todos os pagamentos, resolvendo a questão que estava em aberto ainda no mês passado. Com isso, não há qualquer outra pendência da companhia, que é responsável por uma das maiores e mais importantes hidrelétricas do país.

NOVO COMANDO

O empresário da construção civil Marcelo Thomé é o novo presidente interino da Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero. A diretoria provisória, nomeada pela CNI, até que seja realizada nova eleição na entidade, tem nomes como Adélio Barofaldi, Paulo Kreuz, Pompeu Marques, Túlio Pablo, A|lan Gurgel e João Porto. Não se sabe ainda quando será realizada a eleição para escolher a diretoria definitiva, que substuirá a comandada poe Dênis Baú, que já deixou o posto. Espera-se que, em breve, tudo esteja resolvido para que a Fiero continue cumprindo sua fundamental missão na nossa economia.

SANGUE NAS RUAS

Passou mais um final de semana daqueles terríveis, ensanguentados. Assassinatos em Porto Velho e no interior e muitas mortes no trânsito. Só num acidente, em Monte Negro, quatro pessoas morreram quando duas motos bateram de frente. Imagine-se a velocidade a que estavam os dois veículos, a falta de cuidado e perícia, para se chocarem de frente e tirarem quatro vidas. E ainda teve o caso de uma mulher, bêbada, que pega na Lei Seca, surrou os PMs dentro de uma Delegacia em Ji-Paraná. Estamos mesmo indo para o fim!

É GOLPE!

Quando era a hora de fazer a coisa certa, via voto, a oposição foi incompetente e os antipetistas não tiveram gana para ganhar uma eleição que se desenhava até fácil. Foram prepotentes, ruins de campanha, achavam que ganhariam só pelas redes sociais, postando frases de efeito e críticas, algumas horrorosas, pessoais e raivosas. Deu no que deu. O PT e seus aliados, mesmo com um dos mais gritantes estelionatos eleitorais de todos os tempos, ganhou. Agora, nas mesmas redes sociais, há um movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff. É golpe!

SÓ NAS URNAS

Quando o PT mobilizou o país contra Fernando Collor, no início dos anos 90, também deu um golpe contra a democracia. Incompetente na época, perdeu feio a eleição democrática e depois usou de todos os meios (lícitos, ilícitos, demagógicos ou não), para derrubar um Presidente legitimamente eleito. Agora, é o PT que passa ser o alvo do golpe. Nos dois casos, fica clara a imaturidade política que o país ainda vive. Tantos anos depois do fim da ditadura, ainda estamos engatinhando. Porque, na democracia, eleição se ganha nas urnas. Só nas urnas...

PERGUNTINHA

Qual o aumento que o governo vai anunciar, para achacar ainda mais o bolso do contribuinte, enquanto o brasileiro estiver pulando o carnaval?

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS