Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ENTREVISTA HISTÓRICA com DIONÍSIO XAVIER da SILVEIRA “Seu DIÓ” (EM MEMÓRIA), realizada em 03 de Dezembro de 1992.
Momento Lítero Cultural , Jornal Alto Madeira.
Por: Selmo Vasconcellos e saudoso José Ailton Ferreira “Bahia”
Acreano de Rio Branco, educação secundária, nascido no dia 7 de outubro de 1925, foi Secretário da Câmara Municipal de Porto Velho na Primeira Legislatura. É Cidadão Honorário de Porto Velho, Título concedido pela Câmara Municipal.
M.L.C. – O QUE É TREVA NO BRASIL HOJE?
DIONÍSIO XAVIER da SILVEIRA – A pergunta é lata, como lato é o conceito de treva. Tomarei treva como sendo sinônimo de ignorância. Treva de hoje no Brasil é a mesma treva da história da humanidade. Isto porque a ignorância cobre as massas da mesma maneira com que seu contrario a ciência é apanágio das elites.
Essa disposição do saber é mantida com rigoroso critério pelos donos do poder. Pois, só dessa forma mantêm seus privilégios.
O povo ignora o porque dos acontecimentos sociais, mas a elite, porque sabe de tudo, mascara a informação para manter seu domínio.
Daí o cuidado com os que sacerdotes e os doutores cercam as coisas do saber. Treva também é escuridão. Nesse particular no Brasil a escuridão nunca foi completa, mesmo nos eclipses total do sol e da lua.
M.L.C. – O BRASIL TEM FUTURO ? ESTÁ TENDO PRESENTE?
DIONÍSIO XAVIER da SILVEIRA – O presente, passado e futuro são instantes da eternidade. Neste contexto o Brasil tem futuro, sim. Quando se tenta qualificar os instantes, o Brasil, continua tendo futuro.
M.L.C. – PARLAMENTARISMO, PRESIDENCIALISMO OU MONARQUIA ? POR QUE?
DIONÍSIO XAVIER da SILVEIRA – República ou monarquia como face do Estado; presidencialismo ou parlamentarismo como sistema de governo, são apenas filigranas com que a burguesia mascara a abstração do poder. O que tem de ser mudado é o sistema econômico capaz de gerar as trocas sociais com maior distribuição da riqueza.
M.L.C. - FALE DOS FATOS POLÍTICOS QUE REPERCUTIRAM EM RONDÔNIA NAS DÉCADAS DE 50 ATÉ HOJE?
DIONÍSIO XAVIER da SILVEIRA – Cobrindo as décadas de 50 a 70 o fato político mais importante em Rondônia foi a queda da oligarquia Aluizista. Fato conseguido pelo Partido Social Progressista – PSP.
M.L.C. – IDEOLOGICAMENTE O SENHOR ACREDITA MAIS NOS BARBUDOS DAS DÉCADAS DE 60/70 OU NOS “CARAS PINTADAS” DOS ANOS 90?
DIONÍSIO XAVIER da SILVEIRA – Barbas hisurtas e caras pintadas são símbolos de uma mesma luta. A pureza do jovem contra a degradação do regime velho. O alfa versos ômega. A ideologia é dialética pode mudar a cada geração.
M.L.C. – O SENHOR É RELIGIOSO?
DIONÍSIO XAVIER da SILVEIRA – Não.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!