Savagnin a uva mais antiga do mundo - por Reinaldo Selhorst

 
A uva deste exemplar é a autóctone Savagnin, cujas recentes análises de DNA mapearam suas origens até a época do império romano, o que a torna a uva mais antiga do mundo em produção sem cruzamentos com outras variedades modernas.
 
 
 
Uva de textura firme
 
 
Na taça, esse sensacional vinho entrega sedutoras notas florais, de ervas e de especiarias doces, acompanhando fruta branca e de caroço maduro.O paladar é equilibrado por uma acidez refrescante, textura firme e final persistente e intenso, com toques florais e de ervas frescas.
 
 
Uma uva ancestral
 
 
Um artigo publicado na Nature Plants em junho de 2019 mostrou que uma semente de uva escavada de um sítio medieval em Orléans, no centro da França, era geneticamente idêntica à Savagnin de hoje. Isso significa que a variedade cresceu por pelo menos 900 anos a partir de estacas de apenas uma planta ancestral. Mais do que isso, o mesmo estudo analisou amostras de um sítio romano do século I na França e concluiu que as sementes da era romana estavam intimamente relacionadas com a uva Savagnin.
 
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Edilson Alencar em Presidente Médici?
Você acredita que pets deveriam ser permitidos em praças de alimentação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS