Vinhos de Altitude - por Reinaldo Selhorst

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Os vinhos de altitude, como a própria palavra altitude sugere, representam aqueles produzidos com uvas cultivadas em áreas terrestres que estão em regiões acima do nível do oceano. Normalmente, acima de 1.000 metros de altitude em comparação ao nível do mar. por conta da baixa pressão atmosférica, essas elevações tendem a apresentar uma baixa temperatura, assim como maiores incidências de vento, chuva e até mesmo neve pontos que interferem nas características sensoriais do vinho.

 

 

Duas Particularidades

 

 

A diferença de temperatura máxima e mínima registradas entre certos períodos, que pode ser diária, mensal ou anual é extremamente importante. em áreas de grande amplitude térmica, o cultivo de videiras é mais propício. No calor do dia, a maturação do fruto é a ideal, ao anoitecer, as parreiras descansam e as uvas normalmente, brancas retém maior acidez e frescor, sendo essas as duas principais particularidades dos vinhos de altitude.

 

Vinhos no Brasil

 

 

No Brasil,Santa Catarina é uma região que tem ganhado destaque na produção de vinhos finos de altitude e que, inclusive recebeu em 2020 o selo de Indicação Geográfica, o qual reforça que os rótulos da região são diferenciados em relação aos outros produzidos no país, devido às características únicas ocasionadas pelo local de origem.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS