Mussarela ou muçarela? Qual a sua pizza preferida? - por Marcos Lock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Neste último 10 de julho foi comemorado o Dia Mundial da Pizza, possivelmente o prato mais amado do Brasil, realidade que bem pode ser atestada numericamente: segundo levantamento realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), diariamente são saboreadas um milhão de pizzas no país. Dado este ritmo de consumo estamos acostumados a ver a iguaria anunciada, tendo como principal ingrediente aquele delicioso queijo amarelo derretido. 
 
 
Porém, é bom saber que a grafia oficial deste ingrediente é “muçarela”, pois essa é a única forma registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras. Escreve-se como dois “ss” no dia a dia e no país inteiro, certamente em alusão ao termo que vem do italiano: “mozzarella”. Alguns dicionários já se renderam e apresentam a palavra “mussarela” como existente, mas não o VOLP. Então, oficialmente ela ainda não existe.
 
 
E qual a explicação para isso? 
 
O nosso sistema ortográfico estabelece que nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/, diante das vogais “a”, “o” e “u”, deve ser grafado com cê-cedilha. Em razão disso, é que escrevemos: açaí, miçanga, praça. Sendo assim devemos escrever, gostem ou não, “muçarela” para obedecer a norma culta da língua portuguesa.
 
 
Da mesma forma usamos cê-cedilha nas palavras “palhaço”, “paçoca”, “terraço”, “Iguaçu”, “caçula” e “açúcar”.
 
 
Mas fiquem tranquilos, caros leitores, porque a palavra “mussarela” já foi incorporada por vários dicionários, o que a torna aceitável dentro do idioma com exceção das redações oficiais de concursos ou do Enem, onde ela ainda precisará ser registrada com cê-cedilha. Pelo menos por enquanto. E bom apetite na próxima pizza, com dois “ss” ou com “ç”.
 
 
(*) Marcos Lock é jornalista profissional e professor de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (Unir)
 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
DÚVIDAS E SUGESTÕES PARA A COLUNA “PONTO & VÍRGULA” DEVEM SER ENVIADAS PARA O WHATSAPP (69) 9.9328-1521, AOS CUIDADOS DO PROFESSOR MARCOS LOCK.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS