Dia do Patrono da Arma de comunicações (RONDON) - Por Lourismar Barroso

Hoje 05 de maio o exército brasileiro comemora o Dia da Arma de Comunicações, sendo seu patrono o Marechal Rondon, o militar ativista que tirou a região norte do isolamento através da Linha Telegráfica e da Inspeção de Fronteira, enfrentando os maiores obstáculos que um ser humano seria capaz de suportar.
 
 
 
 
Cândido Mariano da Silva Rondon, nasceu em 30  de abril de 1865 em Sesmaria do Morro Redondo, atual Mimoso, foi o branco mestiço que carregou em sua genética indígena mato-grossense o dever de unir a nação sob a linha do progresso. Filho de Cândido Mariano da Silva que morreu em 1864, vítima da varíola e de Claudina Lucas Evangelista da Silva que morreu em 1867 vítima da catapora. Ficou morando com os avós maternos até aos 7 anos, ali aprendeu a ler, escrever, tomar banho no rio, andar a cavalo, balar passarinho e tudo que uma criança sadia poderia fazer.
 
 
Aos 8 anos foi morar com seu tio Emanoel Rodrigues da Silva Rondon, um ex-capitão da guarda Nacional que teria lutado na Guerra do Paraguai e que há 2 anos tinha ficado viúvo. Rondon estudou na escola particular do Mestre João e do Mestre Cruz, depois se formou professor magistério no Liceu Cuiabano aos 16 anos.
 
 
Em 1881 se alistou como soldado no 3º Regimento de Artilharia a Cavalo (Couto de Magalhães – Cuiabá), onde iniciou suas instruções como recruta amanuense (copista) e sendo incluído na 4ª Bateria do Regimento sob o comando do capitão Hermes da Fonseca.
 
 
Em 1883 serviu a Escola Militar da Praia Vermelha do Rio de Janeiro (ECEME) sendo nomeado em 1886 alferes-aluno.
 
 
Ao entrar na Escola militar, o jovem Cândido tinha como propósito vencer na vida, e retornar o quanto antes a sua terra natal, para mostrar a todos que vencera na vida, para isso, não desperdiçava um minuto se quer de sua vida, concentrava toda sua capacidade moral e intelectual em aproveitar a oportunidade.
 
 
Em 15 de novembro de 1889, Rondon participou da Proclamação da República e deixou sua contribuição ao lado de Benjamim Constant. Em 1890 ao completar o curso Bacharel em Matemática e Ciências Física Naturais, foi promovido a 2º tenente, ficando apenas três dias no posto, logo foi promovido a 1º Tenente. Nesse mesmo ano, o jovem cadete pediu permissão para acrescentar o sobrenome Rondon em homenagem ao tio que lhe criou.
 
 
Rondon encontrou na carreira militar uma perspectiva de um futuro profissional. Foi ajudante da Comissão de Linhas Telegráficas chefiado pelo Coronel Gomes Carneiro, fez os registros de Cuiabá ao Araguaia.
 
 
Em setembro de 1892, ganhou a patente de capitão. 
 
Em 1893 no governo de Floriano Peixoto, Rondon foi escolhido para assumir a construção da linha telegráfica de MT ao Araguaia.
 
Em 1900 chefiou a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Corumbá, com ramais em Aquidauana e Forte de Coimbra. 
 
Em 1903 foi promovido ao posto de Major, e no ano de 1909 se tornou tenente Coronel e já no ano de 1912 passou a coronel.
 
Benjamin Constant grande mestre e apreciador de Rondon nomeou-o como substituto da cadeira de Matemática na Escola Militar, onde mais tarde acumulou a cadeira de Astronomia.
 
 
Engenheiro formado pela Escola Militar, Rondon foi professor de Matemática, Ciências Físicas e Naturais, além de ter sido um dos primeiros e mais importantes indigenistas, etnólogos, antropólogos, geógrafos, cartógrafos, botânicos e ecologistas que o Brasil conheceu.
 
 
O pantaneiro de Mimoso, o vaqueiro do pantanal, o mestiço que domesticou o homem branco em prol de um Brasil sem fronteiras, sem desigualdade, sem raça e sem cor. 
 
 
Com suas buscas incansáveis pela unificação entre o homem civilizado e os povos da floresta, Rondon de tantos codinomes e significados, o Pagmejera dos Bororos, o militar positivista, o sertanejo do pantanal, o pacificador, o pesquisador, o marechal da paz, o soldado da pátria, o filho da  República, o ativista indigenista, o desbravador, o civilizador e o poeta dos sertões e tantos outros adjetivos que foram enaltecidos por seus biógrafos ao longo da história. 
 
 
A Comissão científica chefiada por Rondon de 1907 a 1915 empreendeu exploração com ênfase na geografia, cartografia, botânica, geologia, zoologia, antropologia e a etnografia de populações indígenas e sertanejas.
 
 
Nessas expedições, implantou o telégrafo, nosso primeiro sistema de telecomunicação, nas regiões isoladas como o Centro-Oeste e Norte, conseguindo integrar dois “brasis”, o “Brasil do litoral” com o “Brasil do interior”.
 
 
A comunhão entre as pesquisas científicas e o projeto civilizatório presente nas missões comandadas por Rondon, tiveram como foco a incorporação dos sertões brasileiros na virada do século XIX para o XX.
 
 
Como uma figura mítica da nossa República, Rondon é enaltecido como símbolo da pátria, o homem visionário além do seu tempo. Foi nessa compreensão que o Exército brasileiro resolveu proclamar com o título de Patrono da Arma de Comunicações do Exército através do Decreto nº 51.190 de 26 de abril de 1963. Mesmo sabendo que Rondon teria bebido na fonte das Armas da Cavalaria, Artilharia e Engenharia.
 
 
O Dia Nacional das Comunicações foi criado em 1971, em homenagem a Marechal Cândido Rondon que levou as comunicações e o atendimento aos pontos mais distantes do país.
 
 
Hoje os restos mortais do Rondon descansam na lápide nº 92 no cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. Rondon faleceu às 9:07 do dia 19 de janeiro de 1958 em seu apartamento, aos 92 anos na cidade do Rio de Janeiro.
 
 
“O homem cansa de trabalhar, cansa de viver, mas não cansa de amar, só o amor constrói” (Marechal Rondon). 
OBS.: Lourismar Barroso é biógrafo do Rondon e escreveu a seguinte obra: Rondon, uma vida dedicada ao Brasil, você compra a obra no Amazon.com.br
 
 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS