LAMENTÁVEL: Recém inaugurado, Parque da Cidade já sofre ação de vândalos

LAMENTÁVEL: Recém inaugurado, Parque da Cidade já sofre ação de vândalos

Foto: Divulgação

 

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire – pedagogo 
 
 
Vândalos
 
Tem gente que não merece viver em sociedade. Estou dizendo isso porque a Prefeitura de Porto Velho soltou um texto para ser divulgado pela imprensa onde comunica que alguns brinquedos instalados no Parque da Cidade já foram danificados. Não faz nem quinze dias que o local foi entregue à população da capital, após mais de cinco anos fechado, e os ‘espíritos do mal’ já estão agindo nesse espaço de lazer da comunidade.
 
Furtos
  
Além disso, foram vandalizados também os equipamentos da academia ao ar livre e os brinquedos com acessibilidade para cadeirantes tiveram que ser desmontados, também devido ao risco de depredação. Nessa mesma falta de educação, os banheiros também foram alvos dos vândalos, com parte das torneiras furtadas. Como se não bastasse, ainda tem os riscos causados por ligações clandestinas de energia no parque, o que coloca a vida de muitas pessoas em risco. Está na hora de uma equipe da Energisa, dá um passeio por lá. É decepcionante constatar que uma parte da população não está preparada para ter acesso a esses confortos e, depois, reclama que a capital não tem nada a oferecer de lazer. Preservar e conservar o que a cidade dispõe não é dever apenas da prefeitura ou do Estado, mas de todos os moradores!  
 
Alexandre de Moraes
 
Ontem(15), foi um dia que os grupos bolsonaristas viram a ‘vó pela greta’. O ministro do STF, Alexandre Moraes, expediu mais de 100 mandados de busca e apreensão contra apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Equipes da Polícia Federal, foram mobilizadas e nessas ações foram encontradas cerca de 11 armas, dentre elas uma submetralhadora, um fuzil e rifles com lunetas, além de munições. Além disso, o ministro foi para cima da parte financeira desses grupos. Assim, foram expedidos mandados de quebra de sigilo bancário e de bloqueio de contas de empresários suspeitos de participação nos atos golpistas.
 
 
Estrutura 
 
O STF chegou a essas pessoas e grupos através de relatórios onde se identificaram os patrocinadores de manifestações, os financiadores de estruturas para acampamentos, arrecadadores de recursos, lideranças de protestos, mobilizadores de ações antidemocráticas em redes sociais, além de donos de caminhões e veículos que participaram de bloqueios. 
 
 
Vontade
 
A operação da PF, atendendo as ordens de Alexandre Moraes, aconteceu nos Estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Santa Catarina e Distrito Federal. Aqui, nessas terras de Rondon, deve ter muita gente preocupada com o que poderá ocorrer daqui para frente se o ímpeto de Alexandre Moraes, em desmobilizar esses grupos continuar nesse ritmo. 
 
Diplomação
 
Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral fez a diplomação dos candidatos vencedores para Assembleia Legislativa Estadual, Congresso Nacional e do governador Marcos Rocha, que foi reeleito. A cerimônia, no auditório da antiga Ulbra, foi muito concorrida. Esse é o fim do processo eleitoral de 2022 e o início da nova composição da Casa de Leis e da bancada federal rondonienses. O próximo passo é a posse dos eleitos que acontecerá no inicio de 2023.   
 
Autismo
 
Um assunto merece atenção urgente das autoridades estaduais. Trata-se emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Informações que chegaram à coluna dão conta que o valor cobrado é de R$ 153,72 para obtenção da carteira, cobrado na maioria das vezes, como ‘segunda via’. A questão é que muitas crianças só são diagnosticadas como autistas após já terem a carteira, assim, para incluir a informação do autismo, precisam pagar. O valor cobrado, é importante lembrar, é alto para muitas famílias que já gastam uma boa parte do orçamento com despesas de terapias multiprofissionais, consultas médicas e, por muitas vezes, aquisição de remédios de uso continuado. Há uma evidente redução da qualidade de vida familiar com gastos intermináveis. Uma sugestão, seria interessante o Governo de Rondônia se reunir com essas famílias para tentar uma solução para essa questão. 
 
 
OAB
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia, Márcio Nogueira, procurou a coluna para informar que a entidade não compactua com atos terroristas praticados por grupos que não aceitam os resultados da última eleição presidencial. Ele afirmou que a Casa dos Advogados também tem mantido diálogo com as autoridades, permanentemente, ajudando a combater esses atos antidemocráticos. 
 
 
Perderam exame da Ordem
 
Marcio contou que o último bloqueio, realizado em Cacoal, impediu que vários bacharéis de Direito chegassem ao local onde estava se realizando o Exame da Ordem, que é obrigatório para se exercer a advocacia. “Temos conversado com o Ministério Público Federal e Polícia Rodoviária Federal ajudando a acabar com isso. Essa é a nossa posição, pública e inequívoca”, declarou.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS