Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Temos acompanhado a substituição de vários semáforos na cidade de Porto Velho. De fato era uma necessidade para motoristas e para população de um modo geral.
Infelizmente essa novidade chega tardiamente e sua instalação é realizada em horário inoportuno, o que traz transtornos a toda população.
Porque a instalação de semáfaros em horário inoportuno causa aborrecimento?
A beira de uma eleição, a administração municipal estrategicamente tem tentado mudar o visual da cidade com os novos semáforos, que tem chamado a atenção de todos, pois a instalação tem sido feita em período inoportuno, atrapalhando o fluxo da cidade nos horários de pico.
Sabem aqueles placas que o político coloca em obras que são feitas de última hora meses antes da eleição? “DESCULPEM O TRANSTORNO, ESTAMOS EM OBRAS”. Elas são usadas para dar aspecto de trabalho sério. Os marqueteiros utilizam essa estratégica desde a década de 80, geralmente nas vésperas da eleição, concentradas no centro da cidade para atrair atenção da população, como se o prefeito estivesse preocupado em melhorar o trânsito da cidade.
O transtorno dessa atividade se dá não só pelo horário escolhido para a instalação dos semáforos, mas também pelos fins eleitoreiros que estão por traz destas ações, pois o prefeito é visto frequentemente no local, em horário de maior fluxo, como se ali estivesse para fiscalizar a obra. Fato esse que causa estranheza e uma insatisfação total.
Quando o administrador realmente tem o senso de administração, ele troca os semáforos no período noturno, quando não há mais trânsito.
Este serviço em cidades como São Paulo são realizados durante a noite para não causar transtornos no trânsito.
A melhor estratégia é aquela que causa o menor impacto no dia a dia de uma cidade,portanto a melhoria do trânsito se dá com várias outras medidas, não somente mudar semáforos e pronto.
O problema de mobilidade no trânsito, resolve-se: com via expressa; semáforos sincronizados de acordo com a quantidade de veículos que trafegam; corredores de ônibus; rodízio de carros pelo número final da placa; incetivo ao ciclismo com pistas seguras; ônibus novos, confortáveis, limpos, com ar condicionado, que estimulam a população trocar o carro próprio pelo transporte coletivo; pontos de ônibus com coberturas para proteger quem aguarda do calor e chuva; e ter uma frota condizente com número de usuários com acessibilidade para deficientes e idosos.
O que estão fazendo é pura maquiagem ! Estes métodos já estão ultrapassados – ARY GURJÃO
Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Comente ai embaixo, vamos dialogar a respeito do assunto. Quando mais ideias melhor.
Conheça meu trabalho, visite o site Ary Gurjão. Siga nas redes sociais Facebook, Instagram, Google Plus, Twitter e Youtube.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!