Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os princípios fundamentais que norteiam uma sociedade, é a justiça, a honestidade, responsabilidade com o bem público e a preservação família. Antigamente na política, cristão votava em cristão, os membros de um determinado partido votavam naquele líder que era seu representante, existia uma fidelidade maior, com aquele que representava aquele o seu seguimento.
Havia uma identificação maior com aquela pessoa que era escolhida para representar aquela comunidade. Naquela época o político eleito representava na sua essência a vontade e a necessidade daqueles que o elegiam.
Agora os lideres, os representantes do povo degeneraram está ideologia. O poder transformou os nossos políticos em verdadeiras aves de rapina, onde os interesses pessoais sobrepõem a vontade da população e a necessidade da comunidade.
Os interesses pessoais têm a capacidade de tirar a merenda escolar destinada as crianças, impedir que os remédios possam chegar aos doentes, a vida não tem mais nenhum valor, os jovens destituídos dos seus direitos de ter a educação, a comida que se põe na mesa, não sustenta mais os brasileiros, os salários miseráveis não têm outro sinônimo senão uma vergonha, os idosos abandonados sem nenhum pudor morrem à míngua.
Mas a metamorfose está ocorrendo em nosso País. Nós estamos passando por um processo acelerado de transformação. Hoje podemos arriscar a dizer que ninguém está acima da lei.
Hoje a lei ruim ou boa, atinge quase a todos nós. E nós brasileiros estamos acordando para reivindicar nossos direitos, seja através de seus representantes, pressionando-os no Congresso, se fazendo presentes nas galerias, através da imprensa, das redes sociais, através de manifestações populares, o som das panelas, o apagar das luzes de forma intermitentes, som dos apitos, têm sido uma forma de expressão de que a população não está contente e querem mudança.
Hoje existe uma nova consciência, onde há uma grande e real vontade de romper com qualquer tipo de corrupção, não toleramos mais a desmoralização o desrespeito, aos nossos direitos, apropriação indébita do bem público, o desvio de recursos e obras super faturadas. Esse efeito cascata tem ocorrido na Federação nos Estados e nos Municípios.
Sem dúvida este novo comportamento da sociedade, esta nova consciência tem a sua coparticipação, o trabalho da imprensa que tem sua parcela significativa de levar as informações dos bastidores a sociedade. As redes sociais tem sido uma das formas de disseminar o que nos reprovamos e as mudanças que estão ocorrendo, que certamente está melhorando o nosso País.
A Policia Federal tem cumprindo o seu papel, o Ministério Público tem exercido o seu papel de fiscalizador da lei, o Judiciário tem expedido mandados e mais mandados de prisão a grandes semi Deuses, que até então eram inatingíveis, empreiteiros, empresários, funcionários públicos, políticos todos envolvidos com a famigerada corrupção.
E ainda, tem gente que acredita e não consegue ter esperança de dias melhores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!