EXERCÍCIOS FACIAIS PODEM DIMINUIR MARCAS DE EXPRESSÃO.

EXERCÍCIOS FACIAIS PODEM DIMINUIR MARCAS DE EXPRESSÃO.

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

                                                     OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FACIAIS

 

Você sabia que hábitos como roer unhas, dormir com a mão no queixo, mastigar apenas de um lado podem lhe deixar com um aspecto mais envelhecido?

A boa notícia é que além de todos os cosméticos e tratamentos disponíveis no mercado, podemos também contar com a ajuda de um fonoaudiólogo para nos auxiliar na manutenção do tônus muscular facial.

Mas como assim? Fonoaudiólogo?

Sim. Isso mesmo! Este profissional vem sendo cada vez mais  requisitado para questões estéticas.

O Espaço da Mulher procurou a Dra. Geane Barroso para nos explicar de que maneira um fonoaudiólogo pode nos ajudar a retardar o envelhecimento facial ou recuperar o tônus facial.

 

 

 Quando pensamos em fonoaudiólogos, a associação, quase que exclusiva com problemas da fala é imediata e pouco se sabe sobre o fonoaudiólogo estético. Como ele atua e qual a finalidade?

 A Fonoaudiologia Estética tem como principal finalidade o fortalecimento e balanceamento dos músculos da face e permite a adequação da mesma propiciando o funcionamento correto que os músculos faciais necessitam, propiciando benefícios como: fortalecer e sustentar a face, harmonizar o estético e o funcional,  aumentar a oxigenação e vascularização da pele, amenizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas, eliminar e/ou atenuar as rugas e marcas de expressão, equilibrar as forças musculares da face e pescoço, proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais, adequar à postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.

 

 Sabemos que existe postura corporal errada. Há também a postura facial errada? 

 Sim. Existem fatores que interferem neste envelhecimento. Habito de dormir só de uma lado, apoio das mãos no queixo, mastigação de um lado só, atender telefone apoiando nos ombros com a cabeça para baixo, morder o canto da boca, contrair algum lado da boca constantemente. A sucção também está diretamente relacionada com a respiração e mastigação. O desvio nessas áreas pode causar flacidez na face, comum em fumantes. Outro fator é espiração. A forma errada como respiramos pode trazer alterações em toda face, principalmente na região das maçãs do rosto e nariz. Pessoas com rinite, que respiram pela boca, precisam também de tratamento médico. Até mesmo a  fala está relacionada com linhas ao redor dos lábios e testas. Quem faz caretas ou franze a testa ao falar pode causar essas marcas de expressão.

 

 As mães costumam dizer para as filhas não fazerem caretas, porque segundo elas, ficam as marcas. Qual a diferença entre exercícios faciais e caretas? 

 Nem toda careta envelhece. Vai depender da tensão e a forma que exercita e também a quantidade. Exercícios faciais são realizados trabalhando os músculos específicos que cada paciente necessita, fortalecendo ou relaxando conforme o caso.

 

 Os exercícios auxiliam  na prevenção do envelhecimento da face?

Sim. A prática rejuvenesce e melhora a aparência do rosto, pescoço e colo porque tonifica a musculatura. É uma boa técnica para combater, rejuvenescer, proporcionar o levantamento das linhas dos olhos, sobrancelhas, lábios, contorno do rosto e pescoço. Além disso, devolve o tônus muscular deixando-os praticantes mais saudáveis, bonitos, jovens e com a expressão mais suave.

 

  Como os músculos são trabalhados?

 Durante as sessões, fazemos manobras específicas de manipulação facial e exercícios de estimulação e relaxamento dos grupos musculares. Usamos também exercitadores faciais no processo e buscamos conscientizar os pacientes sobre os movimentos que causam as linhas de expressão. Cada músculo é exercitado de forma diferente, conforme a necessidade de cada face.

 

 Com que frequência os exercícios podem ser feitos?

Geralmente devem ser praticados pelo menos três vezes por semana. Uma vez por semana, são realizados exercícios no consultório e o restante é feito em casa conforme as recomendações da fonoaudióloga

 

Exercícios praticados  sem orientação podem agravar o problema?  

 O Fonoaudiólogo é especialista na área da motricidade oral e estuda todo funcionamento dos músculos da face, não só na área estética como também na fala, deglutição, mastigação e respiração. Todo o tratamento tem base cientifica e só quem estuda estas áreas tem a capacidade de realizar um tratamento correto. Um exercício realizado de forma errada pode aumentar o envelhecimento.

 

 Quanto tempo após o início da prática é possível notar os resultados? 

 Os resultados começam a aparecer no primeiro mês. Ao longo de três meses de tratamento os resultados são muito satisfatórios.

 

 Podem ser praticados em qualquer idade? 

 A ginástica facial pode ser feita tanto para a prevenção, em pessoas a partir de 25 anos, como para recuperação, indicada para todas as idades. Além de prevenir flacidez, ajuda a melhorar ou retardar o envelhecimento.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS