Impotência e outras disfunções sexuais masculinas tem cura?
Olá. Meu nome é Sandra Santos. Sou locutora e apresentadora.
Atendendo – e ao mesmo tempo agradecendo – ao convite da direção do Rondoniaovivo.com, a partir de hoje, estaremos juntos neste hotsite intitulado Espaço da Mulher. Vamos, diariamente, falar sobre diferentes e relevantes temas, como gastronomia, beleza, moda, saúde, viagens e comportamento.
Este espaço é democrático. Você pode enviar suas dúvidas e sugestões e também perguntas diretas para profissionais da área que for do seu interesse e nós buscaremos atender a todos.
Para começar, resolvemos falar de um assunto que atinge uma grande quantidade de homens: Disfunção sexual masculina. Sim. Existem disfunções sexuais femininas. Mas este é um assunto para outro dia.
Sabemos que disfunções sexuais e principalmente a disfunção erétil é o pesadelo de todos os homens. Dados de 2012 da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que a impotência sexual atinge 30% da população mundial masculina. No Brasil, de 11 a 15 milhões de homens sofrem de algum tipo de disfunção sexual. Grande parte tem menos de 40 anos de idade.
Mas quais são os grandes causadores de disfunções sexuais?
O Espaço da Mulher procurou o conceituado urologista Dr. Valter Nunes Coelho, para responder a esta e outras perguntas.
Espaço da Mulher: A disfunção sexual pode atingir qualquer faixa etária?
Dr. Valter Coelho: Sim. Contudo em jovens é muito rara, somente doenças consuptivas (Câncer e algumas sanguíneas), contudo, a forma psicogênica é a mais prevalente. Fica patente que com a idade quanto mais madura a predominância é fato.
Espaço da Mulher: Quais são os tipos de disfunções mais comuns?
Dr. Valter Coelho: 50% das Disfunções são orgânicas e 50% são psicogênicas, ou seja, causadas por problemas psicológicos.
Espaço da Mulher: Quais as causas mais comuns da disfunção.
Dr. Valter Coelho: As causas mais comuns são: Diabete Melitus, hipertensão arterial (soma das 2 ), tabaco, obesidade , alcoolismo , drogas alucinógenas(maconha que compete com a testosterona) e o stress físico ou emocional.
Espaço da Mulher: Toda falta de ereção é considerada disfunção?
Dr. Valter Coelho: É um sinal. E através deste sinal seguiremos a procura das patologias elencadas acima, se por acaso não forem encontradas, fatalmente será de origem psicogênica.
Espaço da Mulher: Ejaculação precoce ou retardamento da ejaculação são também considerados disfunções?
Dr. Valter Coelho: Sim. Apenas são mais simples de trabalhar. No entanto, não há problemas de ereção, e sim desqualificação na performance, ou seja, na execução do ato sexual. A ejaculação precoce não dá tempo a parceira da obtenção do prazer, tornando o ato sexual disfuncional, gerando alterações psicológicas no portador e na companheira. O retardamento, apesar das parceiras se tornarem na maioria multi- orgasmicas pelo fato, o homem é que carrega o óbice pela incapacidade momentânea de não chegar ao orgasmo. Ambas são tratáveis e com muito sucesso.
Espaço da Mulher: A gordura abdominal, a famosa barriga grande, compromete o tamanho do pênis ou sua rigidez?
Dr. Valter Coelho: Não. Não há comprometimento do tamanho do Pênis. O que ocorre é o embutimento do Pênis pela gordura excedente. Entretanto, essa gordura localizada represa os hormônios em geral, não só os sexuais, mas também a insulina. Como consequência, temos o aparecimento do diabete melitus e, secundariamente, a hipertensão, e finalmente a disfunção erétil como resultado.
Espaço da Mulher: O homem costuma negar o problema?
Dr. Valter Coelho: No geral não. Mas costumam esperar um pouco de tempo a mais, e assim retardam o diagnóstico e o tratamento. O mais salutar é que nenhum homem deixará de ter relações sexuais se assim o quiser, pois podemos corrigir.
Temos as drogas vasoativas de uso oral (Viagra e similares), injeção intracavernosa, próteses Penianas, e nos casos psicogênicos , psicoterapia aplicada.
Espaço da Mulher :É possível prevenir a disfunção erétil?
Dr. Valter Coelho: Sim. Ser magro, para não desenvolver diabetes ou hipertensão, comer corretamente, práticas desportivas, não fumar, não beber álcool. Com tais medidas jamais se desenvolverá disfunção erétil.
Espaço da Mulher : Há cura, doutor?
Dr. Valter Coelho: As psicogênicas se curam. As orgânicas, desenvolvidas pelas doenças de base, se resolvem com as drogas orais vasoativas, e os diabéticos recebem as próteses. Não representam cura, más permitem, apesar das doenças, a atividade sexual plena.
Espaço da Mulher: De que forma a esposa ou namorada podem auxiliar no tratamento e na cura?
Dr. Valter Coelho: Incentivando o paciente a procurar ajuda médica. Não deixar a vergonha suplantar o desejo da cura. As esposas e namoradas devem embarcar nas necessidades desse parceiro amado, e isso é o melhor passo para a resolução do problema.