Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O favoritismo de Dilma continua segundo os melhores e mais confiáveis institutos de pesquisas. Mesmo a filiação de Marina Silva ao PSB não fez do ex-aliado Eduardo Campos um adversário potencial. Ele perde em todos os cenários, dizem as pesquisas. Ele mesmo, Eduardo, jamais vai “bater” em Dilma com a vontade que deveria. Não em público. Até ontem eles eram aliados, unha e carne. E, se o governo pessebista é um sucesso hoje como apontam as pesquisas, é graças a presidente Dilma que nunca deixou Pernambuco na mão. Portanto, o PSB não é ameaça ao projeto de reeleição de Dilma. Nunca foi e nunca o será. Já Marina...
MARINA
Ela tem potencial de voto, mas, os eleitores mais críticos não aprovaram a filiação dela ao PSB onde estão adversários e críticos dela dos tempos em que era petista. Marina, ao aceitar ingressar no PSB engoliu em seco as próprias críticas. A Rede Sustentabilidade, partido que criou, nasceu sob o rótulo de novidade, que seria um partido puro, sem corruptos. Ao ter que embarcar no PSB, ela aceitou caminhar junto com políticos corruptos que recentemente também ingressaram no partido antes de ela decidir.
POR AQUI
As chances da reeleição de Confúcio Moura (PMDB) continuam grandes. Cada vez mais evidentes. Até o presente momento não surgiram candidaturas maiúsculas que provoquem sequer uma marolinha no tranquilo mar de almirante. Apenas movimentos que sequer abalam o embalo da administração peemedebista.
HÁ QUEM DIGA
Que não será fácil, não será. Observa-se o crescimento da popularidade do psolista Aluízio Vidal e a possível candidatura majoritária de Fátima Cleide (PT). Vidal é sempre considerado um candidato ficha limpa, legal, honesto, mas, o eleitor tem preferido apostar em nomes manjados. Foi candidato a prefeito de Porto Velho em 2012. Apesar de ser legal, honesto e ficha limpa, o eleitor preferiu optar pelo antipático Mauro Nazif (PSB) que nada está fazendo. Já Fátima Cleide, que já tentou o governo uma vez, tem contra si apenas o fato de ser mulher, pois como cidadã política não deixou a desejar. Poderia ter uma boa chance se assumisse o mandato de senadora nos próximos meses.
SÓ QUE NÃO
O presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD) tem que contratar uma boa equipe de marketing (agora) para refazer sua imagem e tentar colar no consciente popular que é realmente honesto e competente. Porque, neste exato momento ele está sendo pessimamente assessorado, cercado de gente que dizem sim, concordam com o chefe por medo de serem exonerados. Além de só dizerem sim ao chefe a inda o induzem ao erro, a falar besteiras e vociferar aos quatro ventos. A obsessão por “bater” em Confúcio Moura já foi notada pela população que não acredita muito no que ele diz. No meio intelectual ele é tido como falastrão. Entre seus pares, o desconforto é perceptível.
SÓ QUE NÃO 2
Pesa, e como pesa contra Hermínio, o fato de que, nenhum dos deputados estaduais flagrados nas duas operações, Termópilas e Apocalipse, foram exemplarmente punidos. Nenhum foi cassado e isto cheira multo mal. A população está desconfiada das atitudes protetoras de Hermínio que, por um lado cobra do governador uma coisa e por outro lado deixa a desejar na própria casa que diz ser presidente.
COMPARAÇÕES
O governo Confúcio Moura não é nenhuma Ferrari, mas, é um possante do naipe de um Corolla, da Toyota. Com garantia no motor de quatro anos, extensível a oito anos, o nosso Corolla não dá oficina. Gasta pouco combustível (econômico), corre muito e é confortável. Durante os quatro anos de garantia ocorrerão apenas desgaste de pneus o que é perfeitamente normal.
CHEVETTE
O presidente da ALE, Hermínio Coelho é um Chevette que solta muita fumaça. Vaza óleo pelo motor e tem problemas nos freios. Não tem muita vida útil. Nem o Luciano Huck dá jeito nesta lata velha.
KOMBI
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB) é aquela Kombi velha, toda maltratada. O para choque é amarrado com fio elétrico. Tanto quanto o Chevette acima citado, solta muita fumaça.
VECTRA
O ex-senador Expedito Júnior (PSDB) é um Vectra, carro veloz da GM. O problema é a procedência duvidosa: foi comprado numa garagem suspeita. Se cair numa blitz é capaz de descobrirem que o chassi foi adulterado e tem busca e apreensão.
CAMARO AMARELO
E, finalmente, o senador Ivo Cassol (PP), um verdadeiro Camaro amarelo. Um carro que chama a atenção de todos pela robustez e boniteza. Veloz, este Camaro vive correndo demais, passando dos limites. Já participou de rachas e seu dono foi condenado a quatro anos e meio em regime semiaberto.
TOMARA QUE SIM
De autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), a Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei (PL) 5.900 de 2013, que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos, e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 238 de 2013, que muda o índice usado para corrigir as dívidas de municípios e estados com a União. Já na quarta-feira (16), os deputados devem analisar o Projeto de Lei 6.025 de 2005, do novo Código de Processo Civil.
REPÚDIO
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) repudia o assassinato do promotor Thiago Faria de Godoy Magalhães. Ele foi assassinado na manhã de hoje, 14 de outubro, no município de Itaíba (PE). O carro do promotor foi seguido por outro veículo que teria bloqueado sua passagem. Os assassinos efetuaram vários tiros contra ele que estava acompanhado da noiva, mas conseguiu fugir pulando do carro. O MPF/RO considera que esse ato atinge e ofende o Ministério Público Brasileiro. “Nós prestamos solidariedade aos familiares nesse momento e temos certeza que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), todos os ramos do Ministério Público Brasileiro e os órgãos de polícia despenderão todos os esforços para localizar os responsáveis pelo crime e puni-los na forma da lei”, disse o procurador-chefe do MPF/RO, Wesley Miranda.
PESAR
Registramos com pesar a morte do advogado Tadeu Fernandes, que já advogou para a nossa família no caso do Afonso. Pessoa muito querida por todos. Amava Rondônia, a quem defendia com unhas e dentes. Nossos pêsames à família.
BIGODE GROSSO
Só hoje, segunda, pelo programa Encontro com Fátima Bernardes fiquei sabendo da existência da música “Bigode grosso” de uma tal de MC Marcella. Mais uma boa porcaria que o Neymar ajudou a popularizar. No embalo, sugiro aos MCs que façam uma música que falem de dedo naquilo (anos dourados) para ver se os jogadores imitam quando fizerem seus gols.
FRAQUINHOS
Tem repórter policial descobrindo a pólvora. Agora que percebeu que a droga que mais mata em Rondônia, especialmente Porto Velho, é o temível crack.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!