OLHAR POLÍTICO – Dois milhões pagos para construção de escola desaparece do orçamento estadual – Por João Paulo Prudêncio

OLHAR POLÍTICO – Dois milhões pagos para construção de escola desaparece do orçamento estadual – Por João Paulo Prudêncio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Denuncia

A denuncia realizada por uma associação agrícola do loteamento Flor do Amazonas, localizado no município de Candeias do Jamari, em Rondônia, causou estranheza e deixou uma pulga atrás da orelha de quem observou os relatos dos agricultores.

Acontece

Que desde o ano de 2008 agricultores daquela região debatem sobre o grave problema da falta de condições educacionais. Após quatro anos em busca de parcerias públicas e privadas, a comunidade conseguiu obter o projeto de construção da escola agrícola.

Seria

O inicio de um válido processo educacional dentro de uma área de campo, onde o ambiente escolar teria condições de acesso à educação. Para isso a construção da escola agrícola com pavilhões de salas de aula, laboratórios, biblioteca, entre outros itens disponibilizados no projeto feito em conjunto pela comunidade e órgãos técnicos competentes.

O custo

O valor para a elaboração do projeto saiu no valor de R$ 3.200,00 (Três milhões e duzentos mil reais).

Compensação

Valendo-se dos altos investimentos realizado pelas construções das usinas em Porto Velho, o projeto da escola agrícola no assentamento Flor do Campo finamente havia saído do papel e conquistado um investidor, o consórcio responsável pela usina de Santo Antônio.

Compensação II

No inicio de 2013 técnicos e representantes da Santo Antônio Energia foram até o assentamento e realizaram uma apresentação à comunidade com direito a vídeos e exposição em data-show. Mostraram todo o projeto orçado no valor de três milhões e duzentos mil reais.

Porém

No dia 23 de abril de 2013, um oficio emitido pela assessoria do governador às secretarias de agricultura e educação, para que o projeto da Escola Família Agrícola de Candeias do Jamari fosse readequada para o valor orçamentário de um milhão de reais.

Mas

Os agricultores ficaram indignados com a situação, pois de acordo com a denuncia protocolada no Ministério Público Federal, o Consórcio Santo Antônio Energia pagou o valor de três milhões e duzentos ao Governo do Estado.

Então

Se a alegação da comunidade for comprovada após a denuncia no MPF, representa que o Governo de Rondônia terá de explicar o que aconteceu com os dois milhões e duzentos mil reais restantes.

Inconcebível

Uma obra púbica de tamanha relevância, com projeto concluído e verba disponibilizada não começar de imediato.

Agora

Impossibilitados de readequarem o projeto para a verba apresentada pelo Governo do Estado, a comunidade se pergunta para onde foram os dois milhões e duzentos mil reais que o governo simplesmente não explicou?

Enquanto isso

A obra que foi dada como iniciada permanece parada e deixando a comunidade mais um ano em condições desumanas de acesso ao conhecimento escolar.

Abandono

Desperdício de dinheiro público além de ser uma gigante demonstração de incompetência é um crime contra a sociedade. Uma prova disso é a forma como estão alojados os equipamentos que deveriam ser instalados em praças públicas para a realização de exercícios físicos pela comunidade. A forma como os equipamentos estão alojados nota-se claramente que estão perecendo perante as ações do tempo. Muito dinheiro investido para isso:

Facebook

Fale com o Olhar Político

O Olhar Político é uma coluna assinada pelo jornalista João Paulo Prudêncio, mande informações e opiniões através do e-mailjoaoprudencio@rondoniaovivo.com ou entre em contato com a redação do jornal eletrônico Rondoniaovivo através dos telefones (69) 997-6884/3229-8673.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS