Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Santo Antônio
O jogo de empurra iniciado pelo Consórcio Santo Antônio Energia desde o inicio dos desmoronamentos das margens direita do rio Madeira e do alagamento parece não ter fim. A chefia da usina demonstra não se abalar nem mesmo com a afirmação de técnicos da Defesa Civil de que o fenômeno no rio foi em decorrência do inicio da construção da barragem.
As viúvas
Em Porto Velho nasceu uma nova categoria social, as “viúvas da usina”, centenas de famílias que tiveram que sair de seus locais de origem com medo de perderem a vida em um desbarrancamento vivem em sua grande maioria sem amparo, sem expectativas de condições de vidas, mortos socialmente.
A maioria
A grande parte dessas pessoas são humildes agricultores e tradicionais ribeirinhos. Comunidades como a do Joana D’arc que se deparou abruptamente com infestações de mosquitos, invasões de animais silvestres, além de estradas inteiras que se transformaram em braços do rio Madeira.
Sozinho
Essa comunidade se viu isolada, sem acesso a linhas de ônibus, sem escolas, sem área para plantar. Sem alternativas migraram para frente da sede do Consórcio Santo Antônio em Porto Velho. Porém o tratamento concedido pelo consórcio a essas pessoas permaneceu da mesma forma, aversão.
Banzeiros
O banzeiro que assola a comunidade que mora à beira do rio Madeira continua abrangendo seus alvos de transtorno. Agora, até grandes obras precisam se precaver para não acabarem como a comunidade do Joana D’arc.
Ponte
Um exemplo está na obra de reforço da base de sedimentação da ponte que liga a Rodovia 319. No inicio da construção, os engenheiros não contavam com a brutalidade com que o rio bateria na margem onde inicia a ponte.
Fato
Pois bem, se um trabalho de fortificação dessa base não fosse rapidamente colocado em prática, certamente os banzeiros considerados pelo consórcio Santo Antônio Energia como um fenômeno habitual do rio Madeira, teria comprometido toda a obra. Se pode derrubar uma ponte, imagina a pobre casa de palafita de um ribeirinho.
Pandinha
Bermuda, chinelo e camiseta, essas são as vestes utilizadas pelos detentos na operação Apocalipse que foram encaminhados ao presídio Pandinha em Porto Velho. Eles estão no local chamado pelos agentes de “seguro”, pois existe um temor que alguns detentos tentem contra a integridade dos políticos presos. Na cela o único entretenimento é uma televisão de 14 polegadas e um DVD. E filme só entra na cadeia se for original.
Cultura
Representantes de setores culturais de Rondônia deram inicio a uma série de protesto onde exigem que seja realizada uma reforma cultural no estado de Rondônia. A principal exigência deles é que haja o desmembramento da cultura com a secretaria de esportes.
Confúcio Moura
Antes de eleger-se Confúcio Moura havia dado a palavra há alguns desses manifestantes, que inclusive apoiaram a campanha do governador e prestaram serviços à própria SECEL há alguns anos, receberam a garantia de que instituiria a Secretaria de Cultura. Porém o tempo passou e há pouco mais de um ano de terminar seu mandato o governador mantém cultura e esporte dentro da mesma pasta.
101 anos
A Madeira Mamoré completa 101 anos e não há nada a se comemorar além dos pioneiros que ainda vivem. Dentro de sua historia centenária nunca um patrimônio histórico foi tão açoitado como a Madeira Mamoré. Peças do museu desapareceram, trilhos foram soterrados em uma obra que descaracterizou a arquitetura original da praça da Estrada de Ferro, a Maria Fumaça apita só se for para ressoar um agonizante desespero.
Festa
E teve autoridade que realizou solenidade para comemorar esse aniversário, vergonhoso! Não é momento de festejar e sim de apresentar ações para reativarmos a velha Maria Fumaça.
Fale com o Olhar Político
O Olhar Político é uma coluna assinada pelo jornalista João Paulo Prudêncio, mande informações e opiniões através do e-mailjoaoprudencio@rondoniaovivo.com ou entre em contato com a redação do jornal eletrônico Rondoniaovivo através do telefone (69) 3229-8673.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!