Resenha Política – Por Robson Oliveira

Resenha Política – Por Robson Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

TEIMOSIA

Como esta coluna já havia alertado, o prefeito teimoso de Porto Velho, Mauro Nazif, devolveu as obras dos viadutos para o Dnit para que sejam concluídas pela União. Nazif teimou durante seis meses para reconhecer que a equipe técnica do município não possui quadro para desenrolar os problemas técnicos das obras.

VERÃO

Por causa da insistência de Nazif a obra vai atrasar ainda mais porque metade do verão já foi perdida. Em maio, durante uma audiência pública na Câmara Municipal, vereadores, população, MPF e um engenheiro da própria prefeitura reconheciam que o melhor seria devolver as obras para o Dnit concluir. Exceto o teimoso prefeito Mauro Nazif e seu irmão, Gilson Nazif, Secretário de Obras.

O CARA

Mauro garantiu aos vereadores que Gilson Nazif vai ser o melhor Secretário de Obras na história de Porto Velho. Ainda é cedo para desmentir o alcaide, mas o episódio dos viadutos serve de exemplo para mensurar a competência do 'cara'. Hummmm!

APAGÃO

O prefeito Nazif prometeu iluminar a capital em três meses com a troca das lâmpadas queimadas. Repassou um bom volume de recursos à EMDUR para que adquirisse as lâmpadas e providenciasse as trocas. Sete meses desde que assumiu o paço municipal ainda não disse para que veio. Não há nenhuma obra significativa em andamento ou sendo conclusa. O asfalto usinado em construção está sendo executado pelo DER.

PESQUISA

A pesquisa nacional divulgada na mídia que constatou a queda da presidente Dilma Rousseff e de todos os onze governadores onde a pesquisa foi apurada, revela que a eclosão de protestos que assolou o país em junho atingiu toda a classe política: governistas e opositores. O que abre espaço para uma terceira via, ou um aventureiro qualquer.

DADOS

A coluna teve acesso a dados colhidos nos cinco principais colégios eleitorais de Rondônia que revelam o desgaste substancial do atual governador, especialmente na capital e em Ji-Paraná. Mas seus adversários não podem comemorar porque os números também revelam que eles não estão com a bola toda e a crise afetou igualmente todas as reputações de nossas autoridades. Se as eleições fossem hoje o voto nulo e em branco alcançariam percentuais recordes. O que é uma lástima. Os primeiros cadáveres políticos já podem ser vistos por aí sendo carregados por asseclas.

MARQUETEIROS

Nas eleições estaduais de 2014 os marqueteiros vão ralar para amenizar a imagem dos prováveis postulantes depois que a descrença em nossos dirigentes despertou a indignação da população. Ao analisar o perfil colhido numa pesquisa e os cenários eleitorais percebemos o quão vai ser difícil o candidato prometer mudanças com a cara enrugada (entenda como velha nas promessas).

CONTEÚDO

Nunca a comunicação vai ser tão preponderante para uma eleição já que os postulantes especulados nos bastidores são figuras carimbadas que vão requentar velhas promessas e os mesmos vícios. Ainda assim não é certo que a população engula uma velha fórmula com o mesmo conteúdo vencido. Se a economia não reagir, a vida dos políticos não vai ser fácil. Nem a dos marqueteiros.

REINCIDÊNCIA

O senador Ivo K-Sol (PP), mesmo com problemas jurídicos que impedem  o registro de candidatura, enviou release aos veículos rondonienses anunciando que é candidato a governador na companhia do deputado federal Carlos Magno, como vice. Da última vez que ele anunciou a mesma dobradinha, Carlão se deu mal. Tudo indica que o senador anda desconectado com as vozes roucas das ruas para antecipar o anúncio da postulação um ano antes do pleito, ferindo a legislação. Depois fica encrencado outra vez com a lei eleitoral para se dizer perseguido. 

EXPULSÃO

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) decidiu intervir no Diretório Estadual de Rondônia e retirar a legenda da influência do narco segregado vereador Jair Montes, investigado por envolvimento com o narcotráfico. A tendência é de expulsá-lo imediatamente da legenda. Como diz o dito popular: depois da queda, o coice.

VAGA

Com o pedido de aposentadoria da desembargadora Zelite Andrade, indicada pelo quinto constitucional, a vaga vai ser destinada aos advogados. Significa dizer que em pouco tempo a OAB-RO vai abrir inscrição para a formação de uma lista sêxtupla a ser enviada ao Tribunal de Justiça. Entre os seis nomes eleitos o TJ relaciona três a serem escolhidos pelo governador para ocupar a vaga de desembargador.

RESPONSABILIDADE

A atual gestão da seccional da OAB rondoniense tem a responsabilidade de formar uma boa lista sêxtupla para que não seja repelida pelo pleno do Tribunal de Justiça como ocorreu da vez passada. Assim evitar mais um vexame para a categoria.

REGISTRO

A coluna também registra o falecimento do ex-deputado estadual Severino Dias (PT), anteontem em João Pessoa. Compadre Severino (como era conhecido) foi um grande líder rural em Tarilândia, distrito de Jaru, na década de 1980, antes de se tornar deputado estadual. Um colono afável e excelente contador de causos. Este cabeça-chata desfrutou por anos da amizade do “compadre”. Ele era melhor do que o metal vil.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS