Confúcio tenta sair limpo da corrupção que assola seu governo

Confúcio tenta sair limpo da corrupção que assola seu governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Deixa eu ver se entendi

Desde que teve início o processo eleitoral circulam vídeos, adesivos, montagens fotográficas e postagens em perfis de Facebook atribuindo a pecha de “corrupto” ao candidato Expedito Júnior. A maioria das postagens e envios são de pessoas ligadas ao governo ou a campanha de Confúcio Moura. Não que ele tenha algo a ver com isso, mas como se trata de sua reeleição, atribui-se a sua campanha esse tipo de material. Mas, espera, eu acho que tem algo errado nessa história.

Ficha limpa

Expedito teve o mandato cassado por uma denúncia de “compra de votos” em uma disputa onde ele teve mais de 60 mil votos de diferença em relação ao segundo colocado, Acir Gurgacz. Posteriormente a conclusão do processo, foi comprovado que os denunciantes receberam dinheiro para fazer a denúncia, eles chegaram a ser gravados por um estudante, que os teria arregimentado para fazer a denúncia. Eles não apenas confirmaram o recebimento de dinheiro como declararam que todo o esquema foi armado pelo ex-deputado Carlão de Oliveira, que na época estava preso devido denúncias apresentadas pelo então governador Ivo Cassol. Veja detalhes no link –http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/defesa-de-expedito-e-cassol-ganha-nova-versao/

Pois bem

Essa é uma questão ultrapassada. Como o processo já havia transitado, Junior terminou pagando por uma situação até hoje nebulosa. De qualquer forma, ele pagou um preço alto, perdeu o mandato de senador e não pode registrar candidatura em 2010. Porém, no caso do atual governo, não podemos dizer o mesmo. Assessores de primeiro escalão de Confúcio foram presos por desvio de recursos da área da saúde, até mesmo seu afilhado foi preso no apartamento do governador, e em depoimento afirmou que tinha dinheiro embaixo de sua cama, “a Polícia não procurou”, disse Rômulo em depoimento. Ele era uma espécie de filho de criação de Confúcio.

Onde andam?

No meio desse turbilhão, algumas figuras saíram das sombras, como Francisco Assis, cunhado de Confúcio que após ter sido flagrado falando em nome do governo sem sequer ocupar cargo oficialmente, deu uma sumida. Outro foi Wagner Souza, conhecido como “Bocão”. O primeiro está acomodado em uma diretoria do SEBRAE de Rondônia e o segundo foi para Brasília, onde ocupa uma função na representação do Estado. Ambos protagonizaram uma série de “negócios” no governo, do contrato de marmitas para o presídio a isenção fiscal das usinas, passando pelo escândalos episódio dos empréstimos consignados.

Portanto

Para esse atual governo tentar atribuir a alguém, seja lá quem for, a pecha de corrupto, tem que olhar primeiro o próprio rabo. E ele é grande. Como diria o ‘cumpanheiro’, “nunca na história desse país…”. A coisa estava tão bagunçada que até cocaína foi roubada da delegacia de crimes contra o tráfico de drogas. Então, para fechar esse assunto, não sei bem como uma administração desse naipe quer acusar alguém de ser corrupto. É bom lembrar que não se pode perpetuar uma pena, nem pagar pelo mesmo crime duas vezes. No caso de Expedito, ele já está com a situação resolvida. Já no caso de Confúcio e seu secretariado…

Segundo turno

Padre Ton, conforme já era esperado, se bandeou para o lado de Confúcio Moura e não assumiu abertamente, mas deixou nas entrelinhas que pode ir a integrar o segundo mandato, se houver. Ele e a “companheirada” e ai você inclui Roberto Sobrinho e Cláudio Carvalho, que foram rejeitados nas urnas, mas não querem ficar desempregados. Já o senador Ivo Cassol e seu grupo foram para o lado de Expedito. Em reunião na tarde desta terça-feira no Rondon Palace Hotel ficou acertado que o PP, PR, PV, PTC e PROS vão estar juntos no ninho tucano.

Porém

Mesmo com Expedito e Cassol continuarem sem se falar e a decisão ter sido do grupo, e não do próprio Ivo, tem muita gente que não está gostando nem um pouco dessa história. Mas vale ressaltar que esse era um caminho natural e Cassol declarou que “só apóia porque ele é amigo de Neodi”. Na última segunda-feira o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou no Diário da Justiça a ata da sessão que rejeitou os embargos declaratórios do senador. Nos próximos dias o STF deve publicar o acórdão da decisão e a partir disso Cassol deve tentar um último recurso, que costuma não ser aceito pela Corte. Cassol foi condenado a 4 anos, 8 meses e 26 dias de prisão em regime semi-aberto.

O povo reclama…

E mesmo assim reelege Nilton Capixaba para o Congresso Nacional. O deputado, agora reeleito, responde ação penal por uma série de crimes que ficaram nacionalmente conhecidos na operação Sanguessuga, da Polícia Federal. Ele foi acusado pelo Ministério Público Federal de integrar uma quadrilha que desviava recursos do Ministério da Saúde através da venda de ambulâncias. Outro que também está no mesmo processo é Agnaldo Muniz, que por pouco não foi eleito, mesmo assim é suplente de Mariana Carvalho e Expedito Neto. Juntos, Capixaba e Agnaldo tiveram 67.557 votos.

O mesmo

Podemos falar de Vilhena, que presenteou Rosângela Donadon, esposa de Marcos Donadon, ex-deputado estadual que está preso por roubar milhões da Assembleia Legislativa na época que presidiu aquele poder. Ela foi eleita deputada estadual com 11.108 votos. Seu cunhado, Natan, ex-deputado federal também está preso em Brasília por condenação no mesmo processo.

Enquanto isso

O conselheiro Wilber Coimbra, do Tribunal de Contas de Rondônia,determinou a abertura de investigação devido a contratação, pela Prefeitura de Porto Velho, da empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos Ltda, supostamente especializada em serviço de limpeza urbana, no valor de R$ 14.196.400,32 por meio de Dispensa de Licitação, alegando Emergencialidade.Chamou a atenção do conselheiro o fato da coluna Painel Político  ter adiantado, bem antes da abertura da concorrência, o nome da empresa vencedora. Na sua decisão, Wilber Coimbra anota: “chama a atenção desta Corte as notícias veiculas nos sítios eletrônicos locais dando conta que – ao que parece, em caráter premonitório, uma vez que anterior à data da abertura da Concorrência Pública, cuja sessão de abertura estava prevista para o dia 02.09.2014, o que por si só, divorcia-se do espírito da lei de regência aplicável à matéria – sagrar-se-ia exitosa em referida competição a empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos Ltda”. É…por aqui a gente só não conseguiu adivinhar os números da mega…

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no https://www.facebook.com/alan.alex.pvh e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Seu nariz pode indicar quando você vai morrer
Se as coisas não estiverem cheirando muito bem, talvez seu tempo no mundo esteja chegando ao fim. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, problemas no nosso olfato podem indicar que a morte está próxima. O grupo de cientistas, liderado por Dr. Jayant M. Pinto, testou a capacidade de detecção de cheiros em 3.005 homens e mulheres com idade entre 57 e 85 anos nos EUA. Eles precisavam reconhecer o cheiro de rosas, laranja, peixe e hortelã-pimenta. E aqueles com mais dificuldade de olfato eram aqueles com menos tempo de vida – a chance deles morrerem em até cinco anos era três vezes maior do que aqueles sem problemas de olfato. Com isso, os pesquisadores acreditam que o declínio na capacidade de reconhecer cheiros pode ser um indicativo de alguma outra degeneração relacionada à idade – e eles realmente acreditam que a perda do olfato seja um dos sinais de que a morte se aproxima, de acordo com o estudo publicado no PLOS One.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS