Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A posse já está prevista na pauta do dia e será a partir das 9h30min
Olha essa
Gravei entrevista nesta segunda-feira ao programa Conteúdo Amazônia, do jornalista Paulo Benito. Vai ao ar nesta terça-feira 5h30min pela Rede TV! para todo o Estado. Antes de minha entrevista, porém, entrou uma fala do presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho, onde, entre outras, ele afirma que “as compensações das usinas foram mal negociadas e precisam ser revistas”. Concordo com Hermínio, mas acho que ele deve estar com problema de memória.
Lá em 2007
Mais precisamente em julho, Santo Antônio obteve licença prévia para iniciar as obras da usina. Antes disso porém, em fevereiro, Hermínio Coelho era empossado presidente da Câmara Municipal de Porto Velho e junto com ele Alan Queiroz (como segundo vice-presidente) e José Wildes, como terceiro secretário. Eles foram eleitos para o biênio 2007/2009, período crítico das negociações com as usinas. Em nenhuma ocasião, naquela época, ouviu-se a voz de Hermínio contra as usinas ou mesmo conclamando a população para tratar das negociações sobre as compensações.
O que vimos
Foi uma câmara omissa, que caiu de joelhos diante dos consórcios e dizia “amém” tanto para as usinas quanto para o ex-prefeito Roberto Sobrinho. O que foi acertado na época, segundo os consórcios, “foi cumprido”, mas aos poucos vão surgindo novos elementos. Um dos maiores escândalos foi revelado por mim e pelo jornalista Paulo Andreoli, que foi o contrato entre uma empresa de propriedade do ex-prefeito e a Santo Antônio Energia. Fora isso, tivemos milhões de reais jogados no lixo, e que hoje fazem falta. As compensações sociais, financeiras e ambientais não surtiram qualquer efeito positivo no cotidiano da população de Porto Velho. Pelo contrário, a cidade está um caos.
Também é interessante
Observar que, quando Hermínio resolveu ser “oposição” ao prefeito, ficou exatamente na mesma situação em que se encontra atualmente, falando sozinho. Isso porque tanto os vereadores daquela época, quanto os deputados da atualidade, não se importam com denúncias de corrupção contra o governo, ou no caso anterior, contra o prefeito. Cada um corre para resolver seus problemas e fica “tudo certo”. Portanto, pelo visto, Hermínio vai continuar falando sozinho, porque seus pares naquela Casa, estão muito ocupados com suas próprias reeleições para dar ouvidos a qualquer denúncia contra o governo.
Até mesmo
O escandaloso contrato entre o Chefe da Casa Civil e a Secretaria de Educação, no valor mensal de R$ 650 mil referentes ao aluguel de 14 salas de aula para atender “provisóriamente” os alunos da escola Brasília, que está “sendo reformada” desde o ano passado e as obras estão paralisadas. E essa não foi a primeira vez que o secretário engordou o cofrinho com contratos junto ao governo da atrapalhação. Em 2012, quando assumiu o cargo, Marco Antônio já mantinha contrato com a Polícia Militar, também alugando salas para cursos. Após Painel Político denunciar, o Ministério Público mandou suspender o contrato. Mas, ao que tudo indica, ele deu um “jeitinho”.
Podcast
Ouça a coluna:
_____________________
Novo deputado
Brito do Incra assume na próxima quarta-feira, 26, uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele é suplente de Neodi Carlos, que vai se licenciar para tratar de assuntos pessoais. A posse já está prevista na pauta do dia e será a partir das 9h30min. Brito é primeiro suplente e obteve pouco mais de 13 mil votos na última eleição.
No hospital
E a coisa não anda boa para os deputados. Euclides Maciel ficou em coma por 30 horas em Curitiba após uma cirurgia na coluna. O parlamentar ainda está hospitalizado na capital paranaense.
Goela abaixo
Uma questão vem deixando os petistas de orelha em pé em Rondônia, a possibilidade da nacional recomendar uma aliança entre o PT e o PMDB nas eleições deste ano. Se isso acontecer, Padre Ton recua do projeto e sai à reeleição para federal, indicando outro nome para vice de Confúcio. Essa perspectiva não vem agradando os vermelhinhos, que torcem por candidatura própria. Mas os partidos estão precisando de representatividade na Câmara e a probabilidade de Ton ser reeleito deputado federal é maior que ele ser governador.
Anuários
Já estamos encaminhando as propostas para os anuários dos advogados e o anuário dos médicos de Rondônia. Contatos para maiores informações podem ser feitos pelos telefones (69) 9363-1909 ou 3225-9979, falar com Murilo.
Outro indeciso?
Mauro Nazif parece que fez escola com Confúcio Moura e não consegue decidir nada. Em reunião com representantes de blocos nesta segunda-feira anunciou que iria suspender o carnaval, decisão sábia e apoiada pela maioria dos portovelhenses, dadas as condições em que se encontra a cidade e os atingidos pelas enchentes. Minutos depois recuou e falou em “adiamento”. A questão deverá ser definida nesta terça-feira, mas caminha para a folia.
O problema
É que falta solidariedade e bom senso. Em qualquer outro estado ou município nem haveria discussão. Centenas de famílias estão desabrigadas, passando por necessidades básicas e a turma ainda quer discutir carnaval.
Falando nisso
Várias escolas da rede estadual de ensino estão sem aulas por que a Seduc resolveu transforma-las em alojamento para as vítimas da enchente. Enquanto isso o ginásio de esportes, que poderia receber todas essas pessoas, até com mais espaço, está fechado pelo governo da confusão há pelo menos dois anos.
No rádio
E desde esta segunda-feira começamos a participar, por telefone, do programa Mesa Redonda, apresentado por Aor Oliveira na Rádio Ariquemes 850 AM, para Ariquemes e toda a região. O programa vai ao ar a partir do meio-dia, de segunda a sexta-feira e é transmitido também pela internet no site da rádio (www.radioariquemes.com.br).
Fale conosco
Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Line.
Droga em testes pode dar a cegos capacidade de ‘ver’ luz
Estruturas da retina conhecidas como cones e bastonetes são responsáveis pela reação à luz, mas estas estruturas podem ser afetadas e destruídas por doenças. Um estudo dos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sugere que uma droga poderá dar a estas células no olho o poder de responder rapidamente à luz. O olho é formado por camadas que incluem os bastonetes e cones. Outras camadas mantêm os bastonetes e cones vivos, além de passar os sinais elétricos produzidos pelas células sensíveis à luz para o cérebro. Os cientistas se concentraram em um tipo de neurônio presente no olho, as células ganglionares da retina. Eles desenvolveram um composto químico, chamado Denaq, que muda de forma em resposta à luz. Esta mudança de forma altera a química da célula nervosa e o resultado são sinais elétricos enviados ao cérebro. O estudo foi publicado na revista especializada Neuron.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!