Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
E agora?
O retorno do ex-deputado Valter Araújo, que estava na condição de foragido da justiça desde dezembro de 2011, quando teve revogado seu habeas corpus, estremeceu as vidraças azuis do Palácio Rio Madeira e o barulho ecoou no Palácio Presidente Vargas. Valter compareceu em uma audiência na 3ª Vara Criminal de Porto Velho onde lhe foi dada voz de prisão. Sua aparição causou alvoroço. Minutos depois, o secretário de Defesa, Marcelo Bessa publicava em seu perfil no Facebook que o reaparecimento de Valter seria um “teatro” ou “um circo” e que seu depoimento serviria para fomentar, ainda mais, a instabilidade política do Estado.
O secretário
Pediu ainda que os formadores de opinião não se deixem enganar pelo que Valter deverá falar nos próximos dias. É evidente que muita coisa deverá vir à tona e ele pode jogar uma pá de cal naquele que vem sendo considerado, de longe, o mais desastroso e atrapalhado governo da história de Rondônia. Em pouco menos de 3 anos, Confúcio conseguiu endividar o Estado, descumprir acordos com praticamente todos os segmentos e categorias e causar uma insegurança e instabilidade política e econômica jamais vista.
Eco
O barulho do retorno de Valter também ecoou no prédio da Assembleia Legislativa, que cassou seu mandato logo após a operação Termópilas. Como ex-presidente daquela Casa, Valter ainda mantém boas relações com alguns parlamentares. Como o Legislativo vai reagir, ainda não sabemos.
Ao mesmo tempo
O irmão de Valter, Vanderley Araújo que é vereador em Chupinguaia, concedeu uma entrevista a um jornal do Cone Sul onde afirmou que o ex-deputado vinha sofrendo ameaças de morte e se entregar foi uma forma de se defender. Ele disse ainda que Valter nunca saiu da “comarca de Porto Velho” e que agora vai lutar por um habeas corpus.
Estratégia
E essa foi uma decisão, ao menos juridicamente falando, inteligente da parte dele. Na condição de foragido os processos tramitam mais rápido porque as condenações são à revelia. Muito possivelmente ele deverá obter o habeas corpus nos próximos meses e é capaz de passar o natal em casa. Existe ainda a possibilidade de Valter ter feito algum tipo de acordo com a justiça e isso serviria como atenuante. O próprio fato de se entregar espontaneamente já ajuda nesse tipo de caso. Vamos aguardar os próximos movimentos. A probabilidade de um terremoto é grande.
Podcast
Ouça a coluna:
______
Enquanto isso
Ao mesmo tempo em que Valter era ouvido na 3ª Vara Criminal, no Tribunal de Justiça eram julgados sete pedidos de habeas corpus e cinco deles foram concedidos, entre eles, o do vereador Jair Montes, preso na Operação Apocalipse, da Polícia Civil, deflagrada em 4 de julho deste ano. Além de Montes, foram soltos Sidney Lima, Elias Barbosa Dias, Francisco da Silva Rego e Mark Henrique Ferreira Albernaz. Os habeas corpus de Alberto Siqueira e Fernando Serrão foram indeferidos.
Para Jair
Vai restar correr atrás do prejuízo. O vereador deverá tentar manter seu mandato, ao mesmo tempo em que se defende judicialmente. Contra ele foram feitas pesadas acusações, entre elas a de “comandar o braço político da organização criminosa”. Uma declaração dada por sua falecida esposa, que segundo a defesa de Montes estava com graves problemas neurológicos, foi a prova mais conclusiva que a polícia usou contra Jair. Durante as buscas não foram encontrados vestígios das acusações feitas contra o vereador. Se houveram falhas na investigação, quem vai dizer isso será a justiça.
Caos
A quinta-feira não foi nada agradável para os governistas. A sensação foi de caos. Enquanto o Tribunal de Justiça implodia a Operação Apocalipse, um dos maiores fiascos da gestão Confúcio, Valter ressurgiu como uma assombração para tirar o sono do governador. A liberação dos presos da Apocalipse demonstram a fragilidade das acusações, falta de materialidade. A concessão de habeas corpus para Beto Baba e Fernando da Gata é uma questão de tempo.
E a greve?
A população começa a ficar com raiva, e com toda a razão, da greve dos bancários. Os caixas eletrônicos tem limitações ridículas para pagamentos, as casas lotéricas só aceitam boletos e contas de até no máximo R$ 700 e para fazer depósito só entre 10 e 14 horas. Isso quando o caixa eletrônico está operando.
Volta do fuso
Os moradores do Acre e de parte do Amazonas estão mais próximos de ter de volta o fuso horário com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília. A proposta que restabelece o horário antigo (PLC 43/2013) foi aprovada nesta quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O projeto segue agora para o plenário da Casa, com requerimento que pede análise em regime de urgência. O fuso horário do Acre foi alterado por decreto em 2008, mas quando os eleitores do Estado do Acre participaram de um referendo sobre o tema mostraram sua insatisfação com a mudança. À época, o resultado mostrou que 39,2% dos eleitores queriam o retorno à hora antiga, enquanto 29,7% eram favoráveis à manutenção do fuso horário em vigor.
Violencia contra a mulher
Um preso da cadeia pública de Arapoti (PR) matou sua mulher durante uma visita íntima, na tarde de quarta-feira, depois que sua companheira anunciou que iria deixá-lo para ficar com um outro homem com quem mantinha um relacionamento. Segundo o investigador Angelo Simões, da Polícia Civil de Arapoti, o crime ocorreu minutos antes do encerramento das visitas no presídio, às 17h. “Eles (os presos) têm uma ética própria. A família para eles é sagrada, não pode acontecer nada em dia de visita. (…) Por isso ele deixou bem para o fim (da visita).” Em depoimento à polícia, Rafael afirmou que matou Daniele por sentir que estava sendo tratado como “corno”. Segundo o investigador, a vítima apresenta sinais de que também foi sufocada com um travesseiro, mas o detento afirma que apenas a estrangulou com uma gravata. De acordo com a Polícia Civil, Rafael do Amaral Nascimento, 20 anos, tinha um filho com a vítima, Daniele Aline Vieira Guimarães, 18 anos. Quando Rafael foi preso, em 2012, Daniele foi proibida de visitá-lo, por estar grávida e ainda não ter 18 anos. A mãe da garota, porém, fez um requerimento para que ela pudesse se encontrar com o detento. Ao completar 18 anos, a vítima passou a ter acesso à visita íntima. Como ambos estavam sozinhos na cela, ninguém percebeu o que ocorria no local, já que a vítima foi morta com uma gravata.
Fale conosco
Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.
Cafeína atrasa desenvolvimento cerebral de adolescentes
Adolescentes que bebem muita cafeína podem ter o desenvolvimento do cérebro afetado, segundo cientistas suíços. Crianças e jovens adultos que consomem o equivalente a três xícaras de café – três latas de energético ou aproximadamente uma garrafa de cola – podem estar reduzindo a quantidade de sono profundo e consequentemente prejudicando o desenvolvimento cerebral. Humanos e outros mamíferos têm padrões de sono mais intensos na puberdade e seus cérebros amadurecem mais rápido neste período. Entretanto, cientistas que exploram os efeitos da cafeína em ratos descobriram que o processo de amadurecimento no cérebro do roedores era atrasado quando associado ao consumo das bebidas. O estudo foi financiado pela fundação Nacional de Ciência da Suíça, preocupada com o consumo de cafeína por crianças e adolescentes, que aumentou cerca de 70% nos últimos 30 anos. Pesquisadores da Universidade do Hospital Infantil de Zurich, descobriram que, em ratos na puberdade, a ingestão de cafeína – equivalente a três a quatro xícaras de café por dia em humanos – resulta em sono profundo reduzido e num desenvolvimento cerebral atrasado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!