Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Boas
Vou fazer a coluna de hoje apenas com boas notícias. Chega de tanta coisa ruim. O governo alega que a imprensa de Rondônia é a grande culpada pelo atraso do estado, que nós só noticiamos coisas negativas e que tudo está uma maravilha. Para que eu não carregue essa culpa imensa, resolvi então noticiar apenas as coisas que, segundo o governo “ninguém noticia”, o que é uma inverdade, já que a maioria dos sites e jornais publicam praticamente na íntegra os boletins do DECOM. Então vamos lá.
Saúde
Mais de 5 mil atendimentos são realizados por mês no hospital infantil Cosme e Damião, em Porto Velho. Segundo informou a diretora daquela unidade, 75% destes atendimentos são consultas ambulatoriais e o restante distribuídos em urgência, emergência e internação. Ela explica que o alto numero de consultas é em decorrência dos pais não procurarem atendimento nas policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde, o que acaba sobrecarregando o HICD. As transfusões de sangue aumentaram 20% neste ano em relação ao ano passado. “O governo de Rondônia avançou na saúde pública e as melhorias são significativas”, avalia Orlando Ramirez, presidente da Fhemeron. Profissionais da área da saúde são capacitados em cardiologia. O governo de Rondônia continua investindo na capacitação dos profissionais da saúde. Exemplo disso, na quinta e sexta-feira (8 e 9), foi realizado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Curso Suporte Avançado de Vida em Cardiologia ministrado pelo Instituto Nacional do Coração.
Segurança
O Instituto de Criminalística Dr. Gutemberg Mendonça Granja, em Porto Velho, recebeu na manhã de terça-feira (13), um Comparador Espectral de Imagens. O equipamento tecnicamente chamado de VCS 6000 é uma estação de trabalho que possibilita o exame visual de documentos, incluindo todos os tipos de passaportes e carteiras de identidade, para detectar alterações e falsificações e gerar alertas de segurança. Mesmo com aumento da frota, números de acidentes caem em 47% em Rondônia. O resultado dos investimentos do governo em ações educativas e de fiscalização de trânsito começa a reduzir os índices de acidentes na maioria dos municípios de Rondônia. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) o número de acidentes caiu em cerca de 50%.
Educação
Governo entrega veículos para fortalecer escolas de doze municípios . Uma solenidade em Cacoal com a presença de professores, coordenadores de ensino e diretores de escolas marcou a entrega, pelo governador Confúcio Moura (PMDB), de vinte veículos tipo furgão que vão atender as escolas estaduais de ensino integral localizadas em doze municípios do Estado. Professores da educação especial são capacitados. Durante doze dias acontece, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o curso de formação continuada de professores para sala de recurso multifuncional. Cerca de 80 pessoas, que atuam na educação especializada na rede pública de ensino do estado, participam do evento. De 19 a 23 de agosto ainda serão realizadas oficinas pedagógicas onde aproximadamente 40 professores estarão participando. Escolas realizam oficinas e palestras sobre importância de programas educacionais. A Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc), através da Coordenadoria Regional de Ensino de Ariquemes, realizou uma série de atividades, nas escolas, na última quinta-feira (8), com a finalidade de levar aos alunos informações pertinentes aos programas realizados pelo governo federal e estadual, sobretudo o Enem, Saero e o Ided.
Infra-estrutura
Shopping Cidadão será adaptado para ampliar atendimento ao público. Para ser transformado no espaço Tudo Aqui, com a ampliação do número de serviços prestados à população de forma ágil e sem burocracia, o prédio onde funciona o Shopping Cidadão, na Avenida 7 de Setembro, no centro de Porto Velho, será reformado nos próximos dias. Ji-Paraná, após inaugurar, na última semana, em Ji-Paraná, a Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Pay Gap, com investimentos de R$ 940 mil, na aldeia de mesmo nome, o governador Confúcio Moura retornou ao município na quarta-feira (14) para acompanhar de perto as obras que estão sendo realizadas pela administração estadual. Patrulha mecanizada vai recuperar 800 km de estradas em Seringueiras. Mais uma iniciativa do Projeto Mão Amiga, do Governo da Cooperação, através do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Trânsito (DER), vai possibilitar os serviços de reabertura, patrolamento e encascalhamento de 800 quilômetros de estradas vicinais no município de Seringueiras.
Desenvolvimento
Distrito Industrial de Porto Velho deverá ter linha de ônibus coletivo. O Secretário Adjunto da Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Econômico e Social (SEDES/RO), Adilson Júlio Pereira, se reuniu com o Secretário Municipal de Trânsito e Transporte (SEMTRAN), Carlos Guttemberg, para discutir a necessidade da instalação de linhas urbanas de coletivos no Distrito Industrial para atender aos usuários. Governo inaugura agência do Banco do Povo em Vilhena, Pequenos empresários e autônomos de Vilhena já contam com uma fonte barata e rápida de crédito para compra de equipamentos e capital de giro. O Governo da Cooperação inaugurou a agência do Banco do Povo de Vilhena. Esta é a vigésima agência do banco em Rondônia. Recentemente, foi promovida a licitação das obras de asfaltamento do Distrito Industrial de Porto Velho. Serão pavimentados 8.210 metros de ruas do distrito, que correspondem a cerca de 80 quarteirões. A empresa vencedora deverá iniciar as obras em agosto de 2013. Além disso, serão executadas obras de construção do portal do distrito industrial e da subestação de energia da Eletrobras.
Sistema prisional
Ação de saúde é realizada na Cadeia Pública de são Miguel do Guaporé. Os apenados tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. Casa de detenção de Jaru inicia novo projeto de reinserção social, Este projeto dará aos apenados oportunidades de remissão de pena, visto que o trabalho na fábrica de bolas lhes dará o direito de ter um dia remido – para cada três de trabalho – e eles ainda poderão ajudar suas famílias, já que por cada bola produzida e aprovada pelo controle de qualidade eles receberão R$ 3,50. Rondônia tem quase o dobro da média nacional de reeducandos em sala de aula. Um trabalho em parceria das Secretarias de Justiça (Sejus) e de Educação (Seduc) é responsável pela permanência de 17% da população carcerária de Rondônia em sala de aula, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Avante Brasil. O estudo mostra ainda que o índice registrado nos presídios rondonienses supera média nacional que é de apenas 9%.
Estradas
Projeto Estradão, 800 trabalhadores e 350 máquinas recuperando estradas. Criado em 2011, o Projeto Estradão prevê o patrolamento, a abertura lateral e o encascalhamento de 100% das estradas estaduais não-pavimentadas, além da substituição de pontes velhas de madeira por pontes e galerias de concreto, por bueiros armcos e também por manilhas. Também faz parte do Projeto a eliminação de curvas perigosas e morros elevados e a iluminação de trevos estaduais. As equipes do DER estão divididas em 11 Residências Regionais instaladas em pontos estratégicos, de forma que cada representação fica responsável para cuidar de uma região do Estado, com um percentual de estradas definido. Porto Velho recebe mais 40 km de asfalto do Governo da Cooperação. Governo asfalta 20 km de ruas na cidade de Vilhena. Governador entrega 22 quilômetros de asfalto em Rolim de Moura. Governo recupera 450 km de estradas na região de Tarilândia.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, noTwitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Rua da Platina, esquina com Rio Madeira, 4326, Conjunto Marechal Rondon.
Café em excesso pode ser perigoso para pessoas com menos de 55 anos
O consumo de café em excesso pode ser prejudicial para pessoas com menos de 55 anos, segundo um novo estudo com mais de 40 mil pessoas, publicado na “Mayo Clinic Proceedings”, que constatou um aumento de 21% na mortalidade entre aqueles com menos de 55 anos que bebiam mais de 28 xícaras por semana. O mais interessante é que nenhum efeito adverso foi encontrado em pessoas com mais de 55 anos. Um time multidisciplinar investigou os efeitos do consumo de café em mortes por todas as causas e por doenças cardiovasculares a partir de um corte do Estudo Longitudinal do Centro Aeróbico (ACLS, na sigla em inglês), acompanhando em média 16 anos de mais de 40 mil pessoas, homens e mulheres.Homens mais jovens tiveram uma tendência a maior mortalidade, mesmo com menor consumo de café, mas esta tendência ficou significativa a partir de 28 xícaras da bebida por semana, com a observação do aumento de 56% na mortalidade por todas as causas. As mulheres mais jovens que consumiam mais de 28 xícaras de café por semana também tiveram risco duas vezes superior a todas as causas de morte em relação àquelas que não bebiam café.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!