Usinas descumprem acordos feito com empresas locais

Usinas descumprem acordos feito com empresas locais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Olha essa

Quando as usinas do Madeira chegaram por aqui, uma das exigências feitas pelo então governo Cassol e Assembleia Legislativa era de que a preferência na contratação de serviços e compras de produtos, fosse das empresas locais. No primeiro momento, as usinas alegaram que por aqui faltava qualidade, mão de obra e os produtos eram mais caros. Por isso, eles passaram a contratar empresas de fora até mesmo para panificação. Isso mesmo, uma empresa de Cuiabá (MT) que trabalha com pães congelados passou a ser a principal fornecedora.

Mas

Agora as usinas estão praticamente concluídas, inclusive já operam com parte de sua capacidade. Mas a compra e contratação de empresas de fora continua. Um dos setores mais atingidos são as agências de passagens aéreas. Parece bobagem, mas não é e vou explicar o motivo.

Metas

A TAM chegou a cancelar um voo de Porto Velho porque, no sistema da companhia, não estavam sendo vendidas passagens por aqui. Se não tem passagem, não tem passageiro, portanto, nada de voo. Mas então eles perceberam que isso era uma falha e corrigiram. Mas o que aconteceu foi simples. As usinas compram passagens por agências de São Paulo e Bahia. As vendas entram nas metas dos supervisores desses estados e os daqui ficam a ver navios.

Isso porque

Quando a passagem é emitida por qualquer agência, cujo CNPJ seja de Rondônia, conta na cota dos supervisores locais, os impostos são recolhidos aqui e o dinheiro circula no estado. O que acontece atualmente é que as agencias daqui estão tendo dificuldades até mesmo para marcar assentos, já que o sistema é todo informatizado e as usinas compram no atacado.

E eles

Não podem alegar “menor preço” em comprar fora. Os valores são exatamente os mesmos, e às vezes por aqui até menores. O que acontece é que a maioria dos diretores, se não todos, são estrangeiros e claro, a preferência é para amigos e conhecidos de seus estados de origem. Se não bastasse todo o problema que temos com as trapalhadas locais, ainda temos a “turma de fora” ajudando a bagunçar a complicada economia de Rondônia.

Na vaga

Paulo Werton deverá assumir a sub-chefia da Casa Civil nos próximos dias. Irmão dos ex-deputados Amaury e João das Muletas, vem limpo e sem nenhum problema para o cargo. Apesar dos inúmeros problemas que os irmãos “Muletas” angariaram na vida pública, Werton conseguiu escapar ileso. Havia uma denúncia contra ele por uma suposta aplicação financeira considerada de “alto risco”, quando dirigiu uma cooperativa de crédito, mas, ao que tudo indica, as coisas foram esclarecidas e tudo deu certo.

Com isso

A nomeação deverá ser feita nos próximos dias e ele vem com espírito de apaziguador. Entra no governo em um momento tumultuado, mas não deverá ter problemas no cargo, já que seus irmãos contam com um bom trânsito junto ao legislativo.

Insustentável

Essa é a palavra que melhor define a situação de Ricardo Sá no governo. Ele “respira por aparelhos” no Porto de Porto Velho, mas a degola é certa.

Tevê

O canal 38 deve voltar a ser RondoniagoraTv. A Rede Brasil retomou nesta terça-feira os equipamentos que estavam no Hospital da Ameron. Com isso, chega ao fim uma briga que se arrasta há anos pelo controle da emissora.

No TRE

O vereador Everaldo Fogaça vai continuar no cargo, ao menos por enquanto. Aqui na Corte local ele conseguiu impedir, por 4 votos a 2, a diplomação de Edwilson Negreiros, que foi eleito mas não levou. De olho na mesma vaga, o Partido dos Trabalhadores impetrou recurso para que os votos de Edwilson fossem contados para a coligação, o que daria mais uma vaga ao PT. Essa votação foi 4 a 3. A presidente Ivanira Borges votou duas vezes, uma como presidente e outra como substituta regimental, já que a sétima vaga (da OAB-RO) ainda não está preenchida. Diego Vasconcelos foi o patrono da causa.

Em Brasília

Edwilson Negreiro vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar reverter a situação.

Jogo rasteiro

A turma de Roberto Sobrinho não perdoa e passou a atacar publicamente os próprios companheiros de legenda, principalmente os que se posicionaram contra a permanência do ex-prefeito no partido. A bola da vez foi o professor David Nogueira, acusado pela “companheirada” de ser “comissionado” na Assembleia. Acontece que David é professor do Estado e do Município.

Acordo

Em 2011, como parte do acordo político envolvendo a Mesa da Assembleia ele foi convidado a assumir um cargo na ALE e uma função gratificada do Partido no espaço político do PT. Em Dezembro de 2011, o PT decidiu sair da Mesa e entregar os cargos em virtude do episódio envolvendo o ex-deputado Valter Araújo, e envolvimento da deputada Epifânia Barbosa, do PT. David deixou o cargo em janeiro de 2012.

Sem gratificação

Desde então ele está lotado na Escola do Legislativo como Professor onde ministra cursos de Língua Portuguesa e comunicação parlamentar, além de acompanhar o Plenário da Assembleia. É funcionário público concursado e não recebe atualmente nenhuma gratificação da ALE. Em função de seu trabalho como assessor da ex-senadora Fátima Cleide, David foi convidado por Hermínio Coelho para ajudar com agendas de interesse da ALE junto aos Ministérios, para tratar de questões diversas.

Comissão de ética

Por esse fato simples, a viagem, a turma do ex-prefeito Roberto Sobrinho pediu a abertura de uma comissão de ética Nogueira, mesmo tendo conhecimento de todos os detalhes referentes ao assunto. A idéia é jogar lama em todo mundo, nivelar por baixo. Vamos ver no que vai dar essa confusão toda.

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mailalan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, noTwitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Rua da Platina, esquina com Rio Madeira, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Descoberta genética liga autismo a esquizofrenia

Uma população do norte da Finlândia ajudou a relevar que a esquizofrenia, o transtorno do espectro autista e outras formas de déficit cognitivo podem ter um mesmo caminho genético, mostrou a revista New Scientist. Na Finlândia, existem várias pequenas comunidades que viviam isoladamente. Entre seus descendentes, algumas raridades genéticas ocorriam com mais regularidade do que no resto do país, porque as relações entre parentes era quase inevitável. Professor da Universidade da Califórnia, Nelson Freimer estudou uma destas comunidades, onde a esquizofrenia e outros transtornos neurológicos são bastante comuns. A equipe dele buscou inicialmente por deleções genéticas – ou seja, blocos de DNA faltando num cromossomo – que eram mais comuns neste grupo do que na população. Eles então encontraram um candidato promissor: uma deleção no cromossomo 22 presente em 18 de 173 pessoas deste grupo isolado, mas apenas em uma de 1.586 amostras retiradas de pessoas espalhadas pelo resto da Finlândia. Os testes confirmaram que pessoas com esquizofrenia ou déficit cognitivo tinham mais chances de terem estas deleções do DNA. - Identificar esta deleção com o fator de risco da esquizofrenia e do déficit cognitivo nos coloca a um passo mais à frente na compreensão do processo biológico da raiz de uma síndrome tão complexa – afirmou Freimer. Outras pesquisas mostram que este cromossomo contém os genes que produzem a enzima chamada topoisomerase III beta (TOP3B). Segundo a equipe de Weidong Wang, do Instituto Nacional de Envelhecimento dos EUA, ela tem um papel em distúrbios que levam à síndrome do X Frágil, causa conhecida mais comum do espectro autista.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS