MP prorroga Apocalipse por mais 30 dias

MP prorroga Apocalipse por mais 30 dias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Passando a mão

O PT fez o inesperado. Indo contra todos os relatórios da Comissão de Ética, passou a mão na cabeça de Roberto Sobrinho e como punição por ter sido um dos responsáveis pela destruição do partido, segundo os próprios filiados, recebeu apenas uma “censura pública”. E isso deixou muita gente de dentro da legenda, desculpem o trocadilho, vermelha de raiva.

Na verdade

O PT está rachado internamente, e não é de hoje. O grupo de Fátima Cleide, remanescente da velha guarda, se coloca contrária ao grupo de Roberto, que foi defendido abertamente pelo deputado federal Padre Ton, pré-candidato do partido ao governo nas eleições de 2014. Essa briga interna vem causando prejuízos imensuráveis ao PT, que terminou de ser enterrado com a decisão tomada no último sábado em Ji-Paraná.

O resultado

Dessa reunião deverá refletir nas urnas em 2014. O primeiro que reclamou publicamente dessa situação foi o advogado Ernandes Segismundo, petista histórico e um dos autores do relatório da comissão de ética.  Em um longo artigo, ele detalha a reunião, reafirma seu amor pela legenda, mas deixa claro que, assim como ele, muitos discordam firmemente das atitudes tomadas pela executiva.

O problema

O grande dilema agora é, o que fazer? Roberto continuará filiado e vai continuar se debatendo. Nos próximos dias o Ministério Público deve apresentar uma série de denúncias contra o ex-prefeito, expulso do cargo pela justiça. Mesmo que Roberto consiga ser candidato em 2014 (essa é a estratégia dele para se livrar através da imunidade parlamentar), dificilmente será eleito, até porque sua base é Porto Velho e por aqui, a casa dele caiu faz tempo.

Quem é?

Anselmo de Jesus, o ilustre deputado federal que assumiu no lugar de Mauro Nazif, foi um dos apoiadores de Roberto. Desde que foi para Brasília, ninguém ouviu falar de Anselmo. Ele só deu as caras para defender Roberto.

Até que ponto?

Uma manifestação estaria sendo organizada por figuras ligadas ao governo nesta terça-feira em frente a Assembleia Legislativa. Os “manifestantes” ganhariam transporte, liberação do serviço e um lanche, além de cartazes previamente produzidos para fazer pressão na sessão legislativa. A idéia é tentar criar baderna, se for preciso até atos de vandalismo. Alguns dos “manifestantes” já foram identificados, inclusive os profissionais. Tem uma turma grande lotada na SEAD.

Prorrogou

O Ministério Público autorizou a prorrogação das investigações da Operação Apocalipse por mais 30 dias, mas colocou uma série de condicionantes, entre eles que a polícia apresente, sem sombra de dúvidas, provas materiais contra os acusados, inclusive o tráfico de entorpecentes. Acusações pesadas foram feitas contra os suspeitos, mas até hoje não foi apresentada nenhuma evidência de tráfico de entorpecentes.

Segredo de justiça

Ao mesmo tempo, em andamento na própria Polícia Civil, um inquérito investiga os grampos que foram feitos em diversas operações, inclusive a Hidra de Lerna, que prendeu servidores do Detran, despachantes e outros. Está na Furtos e Roubos e deverá dar dor de cabeça para muita gente.

O que já era ruim…

Mais uma decisão governamental para agravar a complicada estagnação financeira que passa a Capital, a demissão de cerca de 2.500 vigilantes contratados de empresas terceirizadas que prestam serviço ao governo. Confúcio decidiu que o Estado não precisa disso. Em todo o Estado ocorreram manifestações nesta segunda-feira e em algumas cidades a BR chegou a ser bloqueada.

Vai ficar pior

O governo prepara um pacote de demissões de servidores para os próximos dias. Com uma economia instável, sendo o governo o maior empregador da Capital, o dinheiro deverá sumir da praça, ainda mais. E não existe nenhuma previsão de novos investimentos para os próximos meses. Em conversa com empresários, eles revelaram que até reformas que estavam previstas para acontecer em suas empresas neste segundo semestre, foram suspensas. Teve início uma migração de vários segmentos para o interior, onde a economia não está tão atrelada ao serviço público.

Com isso

Teremos um segundo semestre bem complicado. E os reflexos já estão aparecendo. Empresas de pequeno e médio porte estão reduzindo e até fechando e as grandes estão cortando como podem, e o primeiro corte é na mão de obra. Paralelo a isso, temos as usinas concluindo suas obras e um cenário desolador para o fim do ano. O endividamento das famílias de Porto Velho, segundo a Fecomércio vem oscilando, mas a tendência tem sido de aumento. Se tem mais gente devendo, é porque tem menos dinheiro circulando. Quem tem está guardando, e quem não tem…

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mailalan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, noTwitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Rua da Platina, esquina com Rio Madeira, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Amamentar reduz risco de Alzheimer para a mulher

Um novo estudo sugere que as mães que amamentam correm um risco menor de desenvolver a doença de Alzheimer. E quanto maior o período de amamentação, menor o risco. O relatório, recentemente publicado no “Journal of Alzheimer’s Disease”, sugere que a ligação pode ter a ver com certos efeitos biológicos da amamentação. Por exemplo, a amamentação restaura de tolerância à insulina, que é significativamente reduzida durante a gravidez, e doença de Alzheimer é caracterizada pela resistência à insulina no cérebro. Embora os pesquisadores tenham usado dados recolhidos a partir de um grupo muito pequeno de apenas 81 mulheres britânicas, os pesquisadores observaram uma correlação altamente significativa e consistente entre o aleitamento materno e o risco de Alzheimer. Eles argumentam que a correlação era tão forte que qualquer erro de amostragem potencial era improvável. Ao mesmo tempo, contudo, a ligação se demonstrou menos pronunciada em mulheres que já tinham uma história de demência na família. A equipe de pesquisadores esperam que o estudo vai estimular ainda mais a pesquisa olhando para a relação entre a história reprodutiva feminina e risco da doença. Estudos anteriores já provaram que a amamentação pode reduzir o risco de outras doenças da mãe. Até agora, porém, pouco tem sido feito para examinar o impacto da amamentação sobre o risco de Alzheimer.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS