Atrasos nas obras do anel viário sobram para Cassol

Atrasos nas obras do anel viário sobram para Cassol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Achado

A polícia civil voltou a residência de Márcio César Silva Gomes com mandado de busca e descobriu um cofre que não havia sido encontrado na primeira vez. O cofre conteria documentos que comprovariam ainda mais a relação entre ele (Márcio) e Hermínio Coelho, o que nunca foi negado. Mas, segundo quem já viu o material, tem muita coisa para ser analisada.

Falando em cofres

Na casa de Alberto Siqueira, o “Beto Baba” foi encontrado um cofre também. Nele estavam cheques de várias pessoas bem conhecidas de Rondônia. Como a cidade é relativamente pequena e tem gente que gosta de guardar cheques, o que parece ser o caso de Beto, tem muita gente de cabelo em pé com essa história.

Em Brasília

Enquanto isso a defesa de Hermínio Coelho tenta, no Supremo Tribunal Federal (STF), reconduzi-lo ao cargo na Assembleia Legislativa. A decisão deve sair até o fim desta semana.

Porém

No Superior Tribunal de Justiça ele sofreu mais uma derrota. O presidente do STJ, ministro Felix Fischer decidiu que “ainda que de forma excepcional, mostra-se recomendável a manutenção de seu afastamento”. A decisão é monocrática e o mérito do habeas corpus será julgado pela Quinta Turma do STJ, sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Bellizze.

O preocupante

De toda essa história, que pelo visto não acabou, é a instabilidade política e econômica que foi criada. Mesmo que o governo se esforce em dobro, dificilmente o Estado vai se recuperar em curto ou médio prazo.

Escapando

Lembram daquela história que o governo vinha querendo empurrar das tais Organizações Sociais de Saúde? Pois bem, Confúcio vinha tentando emplacar o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS). Em outubro do ano passado o Estado chegou a certificar o tal instituto e já estava tudo certo para eles entrarem e começarem a gerir alguns hospitais.

Pois bem

O tal IPAS vinha atuando no Mato Grosso e uma auditoria do próprio estado detectou que o instituto jogou fora’ em apenas cinco meses um total de R$ 1.328.774,74. Medicamentos de alto custo que deveriam estar atendendo a população, entre eles, o  Enfuvertida 90MG/ML, usado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS não foram utilizados. De posse do relatório, o governador Silval Barbosa decretou intervenção total na Farmácia de Alto Custo.

Além disso

Em  inspeção “in loco”, por amostragem, os auditores detectaram na Central Estadual de Abastecimento de Insumos (CEADIS), que 47% dos medicamentos deram entrada nos estoques com prazo inferior a 75% de vida útil.  Esses medicamentos, avaliados por amostragem foram adquiridos em período posterior à entrada em vigor do contrato com o IPAS/CEADIS.

Aqui em Rondônia

A Assembleia Legislativa se colocou contrária a gestão da saúde pelas OSS, assim como o Conselho Estadual de Saúde e o Tribunal de Contas, que determinou a suspensão do contrato. Pelo visto, todos estavam certos em se posicionarem contrários a implantação desse modelo, que vem causando estragos em vários estados. Pelo menos dessa nós escapamos. Para saber mais sobre o assunto, CLIQUE AQUI.

Quanto pior…

Lá pelas bandas de Ji-Paraná tem muita gente irritada com o senador Ivo Cassol. Reclamam que ele seria um dos maiores interessados no atraso das obras do anel viário da cidade, já que a empresa que, segundo o governo não tem qualificação para a obra, vem impetrando recursos e atrapalhando a licitação, foi uma das que mais atuaram durante o período em que o italiano comandou o Estado. A Rondomar, de acordo com Lúcio Mosquini, diretor do DER, não tem como ser impedida de participar de licitações, mas ela já foi autuada e multada diversas vezes.

Claro que

Quem acompanha o cotidiano político sabe bem que uma obra daquele porte é um grande capital eleitoral e os senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp estão doidos para ver a coisa ser concluída. Só Cassol que não quer. Pela lógica faz sentido, mas seria muita mesquinhez um desejo desses. Ji-Paraná vem se destacando em relação as demais cidades exatamente pela velocidade com que vem conseguindo concluir as obras e o anel viário é de grande importância para a região. Moradores da segunda maior cidade do Estado estão irritados com a situação e começam a culpar Cassol. Se isso não for verdade, o que de fato não creio que seja, seria bom ele se manifestar. O “converseiro” na região está grande.

Momento TV Rondônia

Nesta quinta-feira (1º), às 19 horas, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), fará a apresentação do projeto Reabilitando pela Arte aos representantes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que está em Rondônia. Eles assistirão ao ensaio da nova peça chamada “O Topo do Mundo”  que reúne apenados que  demonstram habilidades teatrais. O projeto Reabilitando pela Arte já entra em seu 13º ano e acontece através da parceria entre a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). O projeto, além do espetáculo Bizarrus, agora inova com mais uma peça paralela ao trabalho já existente. O espetáculo “O Topo do Mundo”  terá sua pré-estréia no dia 16 de agosto e estréia no dia 17 de agosto, como informa o diretor teatral Marcelo Felice. Toda imprensa esta convidada para participar do ensaio.

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mailalan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, noTwitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

Mulheres são mais suscetíveis a infecções

Uma pesquisa com o vírus da gripe em camundongos ajuda a explicar por que mulheres são mais suscetíveis à morte por doenças de patógenos infecciosos, e a resposta está relacionada com a reprodução. As mulheres geralmente sofrem mais com sintomas da gripe do que homens, embora elas tendam a carregar menos vírus do que eles. Isto sugere que as mulheres têm uma resposta imunológica mais rápida e mais agressiva contra as infecções, afirma a imunologista da Escola de Saúde Pública de Johns Hopkins, Sabra Klein, que participa do Encontro Anual da Sociedade para Estudos Reprodutivos. A equipe dela descobriu esta disparidade em ratos infectados com vírus da gripe. Mas quando pesquisadores castraram os machos e removeram os ovários das fêmeas, a diferença desapareceu, já que os machos se tornaram mais sensíveis à infecção. Mas não significa que os testículos são protetores. Klein mostrou que dar às fêmeas esterilizadas os hormônios sexuais estrógeno e progesterona era o que as protegia de doenças. Para o sexo feminino, as infecções parecem deixar estes ciclos de hormônios sexuais fora de sintonia. Por isso, eles alongaram o ciclo do cio das roedoras não esterilizadas – esticando a parte do ciclo associada às menores quantidades de estrógeno de 4/5 dias para 8/9 dias. Pesquisadores já sabem que células imunológicas têm receptores para hormônios sexuais e que a doença autoimune ataca mulheres mais comumente do que homens. Klein diz também que terapias de reposição hormonal e drogas contraceptivas podem ter um efeito positivo em alguns tipos de doenças infecciosas. Ela ressalta que os estudos devem levar as diferenças sexuais em conta. Muito estudos epidemiológicos não separam os resultados por sexo, uma prática que ela diz ser obscura para definir tendências.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS