O apartamento que complica executivo e legislativo

O apartamento que complica executivo e legislativo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

E agora?


Uma lambança que envolve um deputado estadual (Adriano Boiadeiro) e o Poder Executivo veio à tona com a tal Operação Apocalipse, o aluguel de um luxuoso apartamento pertencente ao acusado Alberto Siqueira (Beto Baba) para o governo de Rondônia deixar à disposição do “aspone” Mangabeira Unger, o ilustríssimo fantasmão de Confúcio Moura. O Tribunal de Contas descobriu que Mangabeira, ao longo de 3 anos de “contrato” com o Estado permaneceu 35 dias apenas por essas terras rondonianas. E cada vez que veio para cá, teve as passagens pagas pelos cofres do Estado, tanto de vinda quanto de ida, para onde quisesse.


Essa situação


Havia sido revelada por Painel Político em julho de 2011. Em janeiro do mesmo ano eu falava da contratação de Mangabeira e em junho, em outra coluna, falava do aluguel do apartamento e das passagens. Mas o Tribunal de Contas descobriu outra coisa, além do Estado pagar um aluguel superfaturado, o imóvel era ocupado pelo ilustre deputado Adriano Boiadeiro, conforme relatório feito por técnicos do TCE que estiveram no local e encontraram o parlamentar confortavelmente instalado. Fico pensando, será que quando o fantasmão vinha por aqui o deputado ia para algum hotel?


De fato


O que se comprova, e isso com parecer do Tribunal de Contas e investigações da polícia, é que o deputado Adriano Boiadeiro estava junto no rolo, assim como Ana da 8, que teve a “decência” de registrar em cartório que pagaria com dinheiro público desviado, o dinheiro que pegou na reta final de sua campanha. O tal contrato não foi exclusividade dela, o ex-deputado Alexandre Brito fez o mesmo, só que não foi eleito e ao que tudo indica o vereador Cabo Anjos também.


A oportunidade


Que surgiu com a Operação Apocalipse é única e deve ser aproveitada. Tanto executivo quanto legislativo podem, a partir de agora, fazer uma devassa e limpar geral.


Pós-apocalipse


O único problema, que Confúcio talvez não tenha atentado, é que “combinado não é caro” e se essa turma que está presa, for de fato tão perigosa quanto afirma a polícia, eles irão cobrar essa fatura. O cunhado do governador, pelo jeito, andou passando a perna em muita gente Rondônia afora, e se a polícia de fato for continuar revirando essa caixa, vai encontrar coisas muito mais cabeludas.


Silêncio


Observaram que nem uma autoridade se manifestou publicamente sobre a tal Operação Apocalipse? Nem Valdir Raupp, nem Ivo Cassol, nem Acir Gurgacz, nem os deputados federais, nem as autoridades da justiça e MInistério Público. É como se a coisa toda não estivesse acontecendo. Parece que todos estão aguardando o desfecho para poder dizer algo publicamente. Nem Confúcio falou.


Mas no reservado


Raupp comentou com interlocutores “não entender onde a polícia quer chegar”. Cassol olha com preocupação toda essa movimentação. Moreira Mendes afirmou que “pretende obter mais detalhes para se manifestar”. O Ministério Público, dirigido pelo presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado, Héverton Aguiar vem se manifestando apenas nos pareceres, mas sobre a operação e seus desdobramentos, silêncio.


Sem novidades


A tal reportagem do Fantástico não mostrou nada que todo mundo em Rondônia já não tinha visto. Esperava-se que surgissem fatos novos, mas a única novidade de fato foi o áudio do depoimento da esposa de Jair Montes, dado mais de um ano antes dela vir a falecer.


Sobre isso


Vale algumas observações. Sinceramente não entendi porque a polícia, ao ser informada sobre o fato da mulher estar sendo “envenenada” conforme ela mesmo relata, não tomou providência alguma. Eu penso que, se eu fosse delegado e recebesse tal informação, daria um flagrante no marido, evitando que a mulher morresse. Se ela disse que em sua casa tinha drogas e dinheiro, um flagrante teria resolvido a situação. Não fizeram nada. De acordo com a própria polícia “instauraram um inquérito” que teria dado início às investigações da Apocalipse.


No TRE


Dia 26 acontece uma solenidade e um dos homenageados será o ex-presidente do Tribunal de Justiça Sebastião Teixeira Chaves, preso na Operação Dominó (PF-2006). Ele vai receber a  medalha de mérito especial eleitoral. Na cerimônia também recebem a mesma medalha os desembargadores Dimas Ribeiro da Fonseca, Hércules José do Vale, Gabriel Marques de Carvalho, Zelite Andrade Carneiro e Antônio Cândido de Oliveira.


Pressão


Eleito presidente nacional do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer (SP), se licencia e o senador Valdir Raupp (RO) assume o posto. Foi feito no mandato passado e repetido no atual. Só que essa situação tem incomodado alguns deputados da bancada do partido na Câmara dos Deputados. Para esses parlamentares, ao abrir espaço para Raupp, Temer mata um importante canal de interlocução com a bancada. Questionam a capacidade de articulação de Raupp e argumentam que o PMDB tem dois presidentes, sob a lógica de que o senador não contrariará as diretrizes de Temer, mas, na prática, não tem nenhum, porque carece de interlocução. A nota é da coluna Poder On-Line, do Portal IG.


Na pauta


E o processo de Valdir Raupp no STF deve entrar em pauta quando acabar o recesso.


Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

Estudo associa refrigerantes, biscoitos e salgadinhos ao câncer intestinal

Refrigerantes, bolos, biscoitos, batatas fritas e sobremesas. Todos os itens desta lista de guloseimas foram identificados como fatores de risco para câncer de intestino, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia. O estudo é o primeiro de seu tipo a encontrar uma relação entre a doença e uma dieta rica em alimentos que contêm uma grande quantidade de açúcar e gordura. Os pesquisadores analisaram também outros fatores de risco entre os voluntários, como os níveis de atividade física e tabagismo. Os cientistas analisaram mais de 170 alimentos, inclusive frutas, legumes, peixe e carne, bem como salgadinhos de alto nível calórico - como chocolates, nozes e batatas fritas e bebidas de frutas. Durante a pesquisa, os cientistas concluíram que o câncer colorretal tem fatores de risco já conhecidos - tais como história familiar de câncer, baixo nível de atividade física e tabagismo, mas também identificaram outros menos estudados, incluindo a alta ingestão de lanches de alta energia e bebidas adoçadas com açúcar. O estudo - que usou dados do Estudo escocês de Câncer Colorretal - realizado em 2012, baseia-se em pesquisas anteriores sobre a ligação entre o câncer de intestino e a dieta. Esses estudos identificaram dois padrões distintos de comer - um, rico em frutas, verduras e outros alimentos saudáveis; ​​e o padrão ocidental, rico em carne, gordura e açúcar. O padrão ocidental gera mais risco de câncer que o padrão rico em vegetais.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS