ENTENDA O MOTIVO: Dinossauro que viveu na Bahia ganha o nome de 'Tieta'

O nome da nova espécie também homenageia o geólogo e naturalista Orville A. Derby

ENTENDA O MOTIVO: Dinossauro que viveu na Bahia ganha o nome de 'Tieta'

Foto: iStock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta na região do Recôncavo Baiano, a partir da análise de fósseis coletados entre 1959 e 1906, que foram extraviados. O animal recebeu o nome de Tietasaura derbyana. 
 
A escolha do nome foi feita em referência a uma das obras mais icônicas do saudoso escritor Jorge Amado (1912-2001), ‘Tieta do Agreste’ (1977), que, inclusive, possui a novela homônima, produzida entre 1989 e 1990 pela Globo, e atualmente em reprise no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. 
 
Os cientistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), responsáveis pela descrição da nova espécie, relataram, em um artigo publicado na revista Historical Biology, que a ossada recuperada é a mais antiga já encontrada na América do Sul do grupo dos ornitísquios, com estimados 130 milhões de anos. 
 
O nome da nova espécie também homenageia o geólogo e naturalista Orville A. Derby, fundador do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil e um dos pioneiros da paleontologia brasileira. 
 
“No caso da obra Tieta, a personagem sai da cidade dela, some um tempo e depois volta trazendo um furdunço pra onde ela nasceu. E esses materiais, numa alusão à história, fizeram a mesma coisa. São levados do Brasil há muito tempo e agora retornam com essas novas informações científicas e essa nova espécie de ornitísquia para o país”, explicou a paleontóloga Kamila Bandeira, uma das autoras do estudo, à Agência Brasil. 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Você acha que o Neymar ainda é um jogador do futebol?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS